Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro entra na etapa estadual

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro avança agora para a etapa estadual. Entre os dias 26 de setembro a 11 de outubro, os avaliadores da Comissão Julgadora Estadual se reunirão presencialmente para concluir o processo seletivo dos 500 textos semifinalistas.

Serão escolhidos 125 redações de cada gênero: poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, memórias literárias para 7º e 8º anos, crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e artigo de opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio. Todos os estados contarão com pelo menos uma vaga por categoria.

Para a final serão selecionados 152 textos, 38 de cada gênero. A cerimônia de premiação acontece em dezembro, quando serão conhecidos os 20 ganhadores, cinco de cada categoria.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é desenvolvida pela Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Tem como tema “O lugar onde vivo”, para que os alunos possam estreitar os vínculos com a comunidade.

O principal objetivo é mobilizar os professores para o ensino da Língua Portuguesa e oferecer formação ao docente para aperfeiçoar a didática de produção de textos.