Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebe mais de 170 mil inscrições

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu mais de 170 mil inscrições de professores nas quatro categorias literárias a que o concurso se refere: poemas, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião. Todos os estados brasileiros aderiram ao Programa, assim como 4.874 municípios, totalizando 39.660 escolas participantes.

O processo de oficinas, para qualificar os textos que serão enviados ao concurso, a partir das sequências didáticas propostas para os quatro gêneros textuais trabalhados no Programa segue até 8 de agosto, prazo final para a submissão dos textos produzidos pelos estudantes. Os professores devem inscrever trabalhos de seus alunos em quatro gêneros textuais, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é desenvolvida pela Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e tem como tema “O lugar onde vivo”. O objetivo é apoiar os docentes no aprimoramento das suas práticas didáticas para desenvolver competências de escrita nos estudantes e contribuir com a melhoria do ensino público.

A sequência didática proposta pelo Programa auxilia o professor a organizar e conduzir o trabalho com os alunos. Entre as atividades estão leituras para aprofundar o conhecimento sobre o tema, pesquisas junto à comunidade, dinâmicas e execuções de produção de textos. Os conteúdos foram criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula. Todas as peças estão disponíveis no portal www.escrevendoofuturo.org.br.