Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

3ª Semana de Ação Voluntária Global mobiliza mais de dois mil participantes em sete países

Foram realizadas cerca de 100 ações, número 22% superior ao de 2018, que beneficiaram aproximadamente 7.400 crianças, adolescentes e jovens

 

Semana de Ação Voluntária aconteceu em 36 municípios brasileiros, entre eles Rio Branco (AC). Foto: Divulgação Itaú Social

 

Durante a 3ª Semana de Ação Voluntária Global, entre os dias 7 e 14 de setembro, foram realizadas 103 ações em seis países da América do Sul, além do Reino Unido, que participou pela primeira vez. O número é 22% superior ao de 2018, envolvendo mais de dois mil colaboradores do Banco Itaú, familiares e convidados.

Ao todo, foram beneficiadas 7.441 crianças, adolescentes e jovens. No Brasil, as atividades ocorreram em 36 municípios dos estados do Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. Os outros países participantes da América do Sul foram Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

 

A mediação de leitura foi uma das principais atividades. Foto: Divulgação Itaú Social

 

A mediação de leitura e contação de histórias corresponderam a 75% das atividades realizadas no Brasil e 65% em outros países. Além do incentivo à leitura, os voluntários revitalizaram a infraestrutura de escolas e organizações da sociedade civil, plantaram hortas comunitárias e promoveram oficinas sobre uso consciente do dinheiro, voltadas para estimular a reflexão nos adolescentes sobre o impacto da educação na renda e na empregabilidade futura.

“O envolvimento em causas sociais é fundamental para avançarmos na garantia de direitos e na promoção de uma sociedade com oportunidades para todos. O estímulo às ações voluntárias de colaboradores e suas redes é uma forma de promover maior engajamento e contribuir com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens”, comenta a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

 

Balanço da 3ª Semana de Ação Voluntária Global

 

Geral

Países participantes 7
Ações realizadas 103
Cidades com ações realizadas 49
Número total de voluntários participantes 2.135
Número total de beneficiados 7.441

 

Brasil

Ações realizadas 56
Municípios com ações realizadas 36
Estados com ações realizadas 21 e Distrito Federal
Número total de voluntários participantes 1.805
Número total de beneficiados 6.309