Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

2ª Semana de Ação Voluntária Global atende cerca de 11 mil pessoas em 6 países da América Latina

Atividades mobilizaram mais de 2.700 voluntários em 47 cidades do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai

Durante a 2ª Semana de Ação Voluntária Global, organizada pelo Itaú Social entre os dias 5 e 12 de maio, 2.766 voluntários do Banco Itaú realizaram atividades em 47 cidades, beneficiarando diretamente 10.866 crianças e adolescentes em seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Assista ao vídeo com depoimentos de alguns participantes:

 

O objetivo da iniciativa, realizada anualmente, é incentivar o engajamento em um voluntariado transformador no âmbito da educação, promovendo o desenvolvimento pessoal tanto do voluntário quanto do beneficiário. Para isso, as ações precisam reunir componentes inovadores e apresentar resultados efetivos, que promovam transformação ao longo do tempo.

Durante a programação, foram realizadas 130 ações voluntárias. No Brasil, 33% das instituições beneficiárias são escolas ou creches públicas, 30% organizações da sociedade civil (OSCs), 13% abrigos, 10% instituições religiosas e 14% entidades de outros segmentos. Nos demais países, 76% são escolas, 16% OSCs, 3% comunidades e 5% de outros segmentos.

As atividades envolveram revitalização de infraestrutura das organizações sociais (reforma, pintura, implementação de sala de leitura, construção ou ampliação de hortas), mediação de leitura para crianças, oficina para jovens e familiares sobre uso consciente do dinheiro, além de dinâmicas e jogos para estimular a reflexão dos adolescentes sobre a influência da educação na renda e na empregabilidade futura.