Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

13º Prêmio Escola Voluntária

A 13ª edição do Prêmio Escola Voluntária, realizado pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social, já tem as dez escolas finalistas. O apresentador Marcelo Tas, padrinho do Prêmio, fez o anúncio nesta quinta (01/08), durante a programação da rádio. Em reunião realizada dia 29/07, uma comissão julgadora – composta por profissionais da área de pedagogia e voluntariado – foi responsável pela triagem dos projetos. Nesta edição, foram mais de 500 inscrições de instituições de ensino que abrem espaço ao voluntariado entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

As escolas finalistas são: Escola Estadual Paulo Virgínio (Cunha-SP), ETEC de Iquatira (São Paulo-SP), Colégio Marista Nossa Senhora da Glória (São Paulo-SP), Escola de Educação Básica Prof. Mansueto Boff (Concórdia-SC), Colégio Maria Imaculada (Porto Alegre-RS), Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini (Nova Prata-RS), Colégio Cruzeiro – Unidade Centro (Rio de Janeiro-RJ), Escola Girassol (Engenheiro Beltrão-PR), Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa (Iturama-MG) e Colégio Estadual Rubem Nogueira (Serrinha-BA).

Durante os meses de agosto e setembro, estudantes das instituições de ensino receberão a visita de uma equipe da Rádio Bandeirantes, que vai orientá-los a produzir uma reportagem de rádio sobre o projeto social que desenvolvem. Este material será veiculado na programação da emissora e os projetos vencedores serão conhecidos em um evento no dia 12 de novembro. As escolas campeãs receberão prêmios em dinheiro e um educador também será premiado.

O anúncio das escolas finalistas pode ser ouvido no site da Rádio Bandeirantes (www.radiobandeirantes.com.br) e os nomes estão disponíveis no site do Prêmio Escola Voluntária (www.escolavoluntaria.com.br), além das redes sociais, Facebook (www.facebook.com.br/escolavoluntária) e Twitter (@escvoluntaria).

 

Conheça as escolas e os projetos finalistas do 13º Prêmio Escola Voluntária:

São Paulo

Escola Estadual Paulo Virgínio

Cidade: Cunha

Projeto: Clubinho de Matemática

Para tornar a disciplina de matemática mais interessante, os voluntários criam jogos para estimular alunos acostumados às metodologias pouco envolventes das aulas comuns.

 

ETEC de Iquatira

Cidade: São Paulo

Projeto: Fabricação de produtos de limpeza e cosméticos

No laboratório de química da escola, membros da comunidade aprendem a produzir produtos de limpeza e cosméticos, tanto para o próprio consumo quanto para incremento da economia doméstica.

 

Colégio Marista Nossa Senhora da Glória

Cidade: São Paulo

Projeto: Prática Solidária

São promovidas discussões e reflexões sobre a realidade da comunidade do entorno do colégio. Posteriormente, é feito um planejamento para o desenvolvimento de ações solidárias.

 

Santa Catarina

Escola de Educação Básica Prof. Mansueto Boff

Cidade: Concórdia

Projeto: Gincana cooperativa por um mundo melhor

Após um diagnóstico da realidade da comunidade e suas principais necessidades, são propostas ações em benefício da coletividade e do bem-estar social.

 

Rio Grande do Sul

Colégio Maria Imaculada

Cidade: Porto Alegre

Projeto: Centro de Voluntariado Juvenil- espaço para vida cidadã

O projeto nasceu a partir de discussões na aula de sociologia sobre protagonismo juvenil. Gradativamente, passou a ser organizado um espaço de vivência cidadã fora dos horários de aula, como trabalhos com crianças, idosos, trânsito e meio ambiente.

 

Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini

Cidade: Nova Prata

Projeto: Reinaldo Voluntário

Foco no desenvolvimento da cultura e do espírito de voluntariado. São desenvolvidas atividades como inclusão digital, incentivo à leitura (revisteiras nas paradas de ônibus e clube do livro), oficinas de xadrez e flauta e viabilização de documentos de identidade.

 

Rio de Janeiro

Colégio Cruzeiro – Unidade Centro

Cidade: Rio de Janeiro

Projeto: A formação cidadã na escola!

Desenvolvendo projetos sociais em instituições parceiras – hospitais, creches e ONGs -, os estudantes têm a oportunidade de serem protagonistas na melhoria social e ambiental, construindo uma relação com o saber escolar e ampliando sua formação humanística.

 

Paraná

Escola Girassol

Cidade: Engenheiro Beltrão

Projeto: Pela Luz dos Olhos Teus

Alunos e professores se aprofundaram no tema Deficiência Visual, suas implicações e seus campos em relação à leitura. O grupo motivou-se a produzir poesias em braile para deficientes visuais e, posteriormente, elaborou audiolivros.

 

Minas Gerais

Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa

Cidade: Iturama

Projeto: Jovens em Ação e Solidária

Estimulados inicialmente por uma pesquisa que visava compreender melhor o papel das instituições filantrópicas da cidade, alunos voluntários passaram a contribuir com as ONGs, buscando divulgar e avaliar as ações desenvolvidas.

 

Bahia

Colégio Estadual Rubem Nogueira

Cidade: Serrinha

Projeto: Uma ação inovadora

O Projeto nasceu de uma demanda do curso Técnico em Informática e busca integrar a teoria obtida nas salas de aula e a prática profissional. Os alunos voluntários beneficiam a comunidade com reparos e manutenção de computadores e implantação de redes.