Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

10ª edição do Jovens Urbanos de São Paulo finaliza banca avaliadora

Os 16 projetos que constituem um dos módulos do percurso formativo do Programa Jovens Urbanos foram avaliados por três bancas durante todo o dia 30 de outubro, no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. O processo objetiva validar a execução dessas iniciativas, além de contribuir com recomendações para o aprimoramento das propostas apresentadas.

As bancas analisaram projetos de diferentes linguagens vinculadas a atuação do Programa: Arte, Serviços Criativos, Comunicação e Multimeios, Intervenção Urbana e Meio Ambiente. Dentre as propostas apresentadas, estão presentes iniciativas voltadas para questões de moda, produção cultural, fotografia, organização de sarau, grafite, alimentação etc. Elas começaram a ser elaborados a partir de setembro, inspiradas por ideias dos jovens participantes e pelas estratégias formativas desenvolvidas pelos educadores com seus grupos para que as propostas pudessem ser aprimoradas e melhor definidas.

Os projetos possuem foco em intervenção social e marcam o fim da trajetória de formação proposta pelo Programa, cujo propósito principal é proporcionar o desenvolvimento integral da juventude estimulando e contribuindo à vivência de experiências nos campos cultural, econômico e comunitário. Agora, os jovens passam a implementar seus projetos com o acompanhamento de seus respectivos educadores e a assessoria de um profissional especialista na área e linguagem do projeto. O resultado final dessas 16 iniciativas será compartilhado na Feira de Projetos da 10ª edição, que acontecerá no dia 04 de dezembro.

O Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes cedeu seu espaço para a realização tanto da banca como de encontros formativos dos profissionais do Jovens Urbanos, assim como a realização de atividades de uma das organizações executoras dessa edição, a Associação de Voluntários Integrados do Brasil, a AVIB, entre outras ações. O Programa Jovens Urbanos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social com a coordenação do Cenpec.

Para saber mais a respeito do Programa Jovens Urbanos, acesse o site Educação&Participação.