Os 16 projetos que constituem um dos módulos do percurso formativo do Programa Jovens Urbanos foram avaliados por três bancas durante todo o dia 30 de outubro, no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. O processo objetiva validar a execução dessas iniciativas, além de contribuir com recomendações para o aprimoramento das propostas apresentadas.
As bancas analisaram projetos de diferentes linguagens vinculadas a atuação do Programa: Arte, Serviços Criativos, Comunicação e Multimeios, Intervenção Urbana e Meio Ambiente. Dentre as propostas apresentadas, estão presentes iniciativas voltadas para questões de moda, produção cultural, fotografia, organização de sarau, grafite, alimentação etc. Elas começaram a ser elaborados a partir de setembro, inspiradas por ideias dos jovens participantes e pelas estratégias formativas desenvolvidas pelos educadores com seus grupos para que as propostas pudessem ser aprimoradas e melhor definidas.
Os projetos possuem foco em intervenção social e marcam o fim da trajetória de formação proposta pelo Programa, cujo propósito principal é proporcionar o desenvolvimento integral da juventude estimulando e contribuindo à vivência de experiências nos campos cultural, econômico e comunitário. Agora, os jovens passam a implementar seus projetos com o acompanhamento de seus respectivos educadores e a assessoria de um profissional especialista na área e linguagem do projeto. O resultado final dessas 16 iniciativas será compartilhado na Feira de Projetos da 10ª edição, que acontecerá no dia 04 de dezembro.
O Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes cedeu seu espaço para a realização tanto da banca como de encontros formativos dos profissionais do Jovens Urbanos, assim como a realização de atividades de uma das organizações executoras dessa edição, a Associação de Voluntários Integrados do Brasil, a AVIB, entre outras ações. O Programa Jovens Urbanos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social com a coordenação do Cenpec.
Para saber mais a respeito do Programa Jovens Urbanos, acesse o site Educação&Participação.