Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Leia para uma criança: 10 anos de histórias

Em celebração a uma década de incentivo à leitura, publicação faz uma imersão nas conquistas, aprendizados e desafios do programa


O livro “Leia para uma criança: 10 anos de histórias” chega para celebrar uma década do programa que incentiva a leitura desde a primeira infância.

A publicação, lançada pelo Itaú Social, compartilha as histórias acumuladas ao longo deste período para estimular o hábito literário como forma de ampliar o repertório cultural das crianças, fortalecer laços afetivos e proporcionar às famílias e comunidades a oportunidade de participarem ativamente do processo educativo. 

Em 10 anos, o Leia para uma criança distribuiu 58 milhões de livros pelo Brasil e conquistou outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Em 2019, o programa foi o primeiro a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura.  Um reconhecimento ao esforço contínuo em favor da agenda da equidade, que em 2020 cresceu ainda mais ao estabelecer como foco do edital para escolha da coleção 2021 às temáticas negra e indígena.

Acesse o livro


O livro estará disponível por tempo limitado e o acesso pode ser realizado a partir do preenchimento do formulário de interesse.

Clique no botão abaixo para preencher o formulário e obter o acesso à publicação.

A obra


Com 123 páginas recheadas de ilustrações e fotos, o livro resume a metodologia do programa realizado pelo Itaú e pelo Itaú Social por meio do investimento em mobilização, fortalecimento do campo da leitura e formação de mediadores. Com o título “O chamado à leitura – A mobilização nas primeiras páginas da história”, o capítulo um procura destacar como a promoção do direito a ler resulta em um conjunto de estratégias de chamamento da sociedade. 

O segundo capítulo, com o título “Dos autores aos imaginários infantis – A jornada do livro no programa”, aponta o protagonismo que o livro adquire na iniciativa e discute os parâmetros adotados para assegurar que títulos de qualidade cheguem às crianças brasileiras, particularmente àquelas que vivem em regiões mais vulneráveis. 

O terceiro e último capítulo, “Lendo para e com uma criança”, aborda pontualmente a importância da mediação de leitura, trazendo reflexões sobre o que significa ler com uma criança e como provocar momentos prazerosos, além de tratar sobre a qualidade das narrativas e as ações formativas realizadas pelo Leia.  

O programa Leia para uma Criança


A proposta do programa “Leia para uma Criança” é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Além disso, o programa busca ampliar o repertório cultural da criança, por meio da literatura de qualidade, para seu desenvolvimento integral.

Para alcançar esses objetivos, o programa seleciona livros infantis por meio de edital público, além de oferecer formações sobre mediação de leitura. Os títulos selecionados são distribuídos para espaços educativos como bibliotecas, escolas, organizações da sociedade civil e instituições de assistência social.

Conheça mais sobre o programa!