Primeira etapa da educação básica, obrigatória no Brasil a partir dos 4 anos de idade e reconhecida como direito social das crianças e das famílias na “Constituição de 1988”, a educação infantil tem como finalidade “o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e da comunidade”, como dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996.

Investir no desenvolvimento infantil, em especial na primeira infância (de zero a 6 anos), tem efeitos de longo prazo sobre os indivíduos e a sociedade. É nessa fase que acontece o grande fervilhar da mente, o surgimento das primeiras perguntas filosóficas. Trata-se de um período essencial do desenvolvimento humano, fase em que as crianças passam pelo crescimento físico, cognitivo e emocional, sendo papel do adulto proporcionar experiências positivas e lúdicas, em um ambiente estimulante, seguro e de afeto.

Nesse sentido, o Itaú Social (IS) entende que políticas de educação e cuidado na primeira infância são prioridade. Portanto, tem como objetivo a promoção da melhoria das práticas pedagógicas na pré-escola das redes públicas, por meio de:

• Metodologia de gestão do acompanhamento pedagógico focada nas especificidades da educação infantil.

• Apoio com formação de equipes gestoras especializadas – diretores e coordenadores pedagógicos.

• Curadoria e oferta de material pedagógico, incluindo livros de literatura infantil de qualidade, que sirva de apoio a práticas qualificadas.

• Análises e modelos de organização dos espaços educativos.

• Fortalecimento do regime de colaboração.

• Formação continuada em serviço para professores e auxiliares.

• Apoio com o planejamento e implementação da ampliação de matrículas de educação integral em tempo integral.

• Desenvolvimento e implementação de estratégia para a melhoria do letramento matemático.

 

ℹ️  Conheça o documento-base do Itaú Social sobre Educação Infantil

Conheça nossos programas que se relacionam com a educação infantil:

Leia com uma criança
O Leia com uma criança incentiva, desde 2010, a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Mais do que contar uma história, a proposta é que cada mediador de leitura tenha a escuta ativa e convide a criança a participar e se engajar no processo. O programa foi o primeiro a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura.

Clique aqui e saiba mais.

 

Livros acessíveis do Leia com uma criança
O programa Leia com uma criança tem constante preocupação com inclusão e acessibilidade. Levando isso em consideração, disponibiliza para responsáveis por crianças com deficiência e organizações sociais que trabalham com literatura livros audiovisuais das edições do programa com múltiplos recursos de acessibilidade, como locução, língua brasileira de sinais (Libras) e audiodescrição detalhada e poética.

Clique aqui e saiba mais.

 

Escola Fundação Itaú
No ar desde 2024, o ambiente de formação da Fundação Itaú reúne os acervos formativos do Polo, antigo ambiente de formação online do Itaú Social, e da Escola Itaú Cultural, compondo uma única plataforma de ensino online, com a oferta de 122 cursos assíncronos.

Todos os materiais foram desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas. Em 2022, o Polo, antigo ambiente de educação do IS, conquistou a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Excellence Awards 2022 na categoria Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem.

Clique aqui e saiba mais.

 

Edital “Fundos da Infância e da Adolescência”
O edital seleciona e apoia ações que contribuam para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o país, gestores legais dos Fundos da Infância e da Adolescência, podem inscrever um projeto fundamentado nos diagnósticos locais, de acordo com as prioridades do município. Os valores disponibilizados para o edital são provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A.

Clique aqui e saiba mais.