Nesta terça-feira (10/02), é celebrado o Dia Internacional da Internet Segura, data criada para alertar os usuários do ambiente digital, especialmente os mais jovens, sobre as ameaças da navegação on-line. Neste contexto, o Itaú Social destaca o papel da escola em contribuir na preparação de crianças e adolescentes para o uso responsável da tecnologia.
ℹ️ Conheça a Cartilha da SaferNet Brasil sobre como navegar com segurança
Apesar da proibição do uso de celular nas instituições de ensino, em vigor desde janeiro de 2025, os professores ainda exercem um papel importante na mediação dos estudantes com o universo on-line. Essa percepção é reforçada por um levantamento internacional, que revela que o número de escolas brasileiras com programas de capacitação para o uso consciente da internet dobrou em quatro anos (2018 a 2022).
As ações de prevenção no ambiente virtual, somadas às orientações de pais e responsáveis, contribuíram para que que mais jovens adotassem um comportamento equilibrado na internet, índice que passou de 20% para 40% no mesmo período. A conclusão é do relatório “Perspectivas internacionais para a reforma da educação digital: Diálogos com foco em políticas para o Brasil”, organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
ℹ️ Conheça a série “Que corpo é esse? Prevenção on-line”
Oportunidade de formação
Para fortalecer a preparação docente no uso seguro da internet, a Escola Fundação Itaú oferece o curso “Prevenção da violência on-line na primeira infância”. A formação é gratuita, certificada e apresenta recursos e ferramentas para orientar educadores e familiares na gestão dos desafios que o ambiente virtual impõe.
A plataforma reúne cerca de 150 cursos gratuitos e certificados sobre diversos temas ligados à educação e cultura. Entre as formações voltadas ao uso responsável das tecnologias digitais está “Inteligência Artificial para Educadores”, que oferece aos profissionais opções de aplicativos e plataformas que auxiliam no planejamento de atividades pedagógicas mais inovadoras e interativas.
ℹ️ Confira os selecionados do edital Inteligência Artificial para a Educação
Uso de IA na educação
Levantamento do Observatório Fundação Itaú, em parceria com o Datafolha, indica que as novas tecnologias digitais não devem ser ignoradas no ambiente educacional. Para a maioria dos entrevistados, tanto os estudantes (90%) quanto os professores (87%) precisam aprender a interagir com a Inteligência Artificial de forma consciente. Os dados fazem parte da pesquisa “Consumo e Uso de Inteligência Artificial no Brasil”.