No dia em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 77 anos (10/12), reafirmando a educação como direito fundamental de toda criança, o Itaú Social destaca sua atuação para além do acesso universal. Em diferentes regiões do país são realizadas ações que buscam garantir que a Educação Infantil seja, de fato, de qualidade, equitativa e transformadora.
ℹ️ Confira a nota técnica do Itaú Social sobre “Educação Infantil de Qualidade”
No município de Curitiba (PR), o Itaú Social estabeleceu um Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer práticas de ensino na primeira etapa da educação básica que envolvam relações étnico-raciais e educação ambiental. A proposta tem o objetivo de colaborar com a construção de políticas públicas capazes de transformar a trajetória escolar das crianças, além de reduzir as desigualdades.
Também estão previstas ações que facilitem a transição da criança da pré-escola ao 1º ano do Ensino Fundamental, como forma de tornar essa passagem de ano mais acolhedora e assegurar continuidade à trajetória educacional de cada indivíduo.
ℹ️ Itaú Social participa de evento para discutir a importância da Educação Infantil
Já os municípios de Guarulhos e Bauru, de São Paulo, e de Feira de Santana e Camaçari, da Bahia, receberam neste ano o seminário “Caminhos da Pré-escola: currículo, avaliação e equidade na Educação Infantil”. A iniciativa conta com o apoio do Itaú Social e tem como objetivo contribuir para a implementação e avaliação de programas alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e às diretrizes nacionais de qualidade na pré-escola.
Outra iniciativa que o Itaú Social integra é a “Coalizão pela Pré-Escola”, criada para contribuir com o planejamento e a execução de políticas educacionais integradas para crianças de quatro e cinco anos. No momento, o movimento está atuando na rede de ensino de Mato Grosso do Sul, oferecendo formações com os profissionais da educação, monitoramento das práticas realizadas com as turmas de quatro a cinco anos, incentivo à participação das famílias, entre outras práticas.
ℹ️ Participação da sociedade marca a construção dos novos parâmetros da Educação Infantil
A primeira ação do movimento consiste na realização do Diagnóstico da Qualidade da Pré-Escola, buscando identificar as boas práticas, as desigualdades e as oportunidades de melhoria na rede de ensino. A partir dos resultados, a Coalizão e a Secretaria Estadual de Educação irão elaborar e implementar planos de ação e estratégias formativas voltadas a professores, coordenadores e gestores das redes municipais.
Sobre o diagnóstico
As ações promovidas nas unidades da Educação Infantil nos territórios são acompanhadas do diagnóstico organizado com base na EAPI (Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância). O instrumento é o mesmo utilizado pela pesquisa “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil”, realizada em 2021 pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Itaú Social. Na ocasião, o estudo foi considerado o primeiro levantamento sobre a qualidade da creche e pré-escola após a implantação da BNCC.
ℹ️ Confira o curso que orienta a aplicação desse método de pesquisa nas turmas da Educação Infantil
A EAPI é reconhecida por gerar dados consistentes sobre as condições das turmas e unidades de creche e pré-escola, em alinhamento à BNCC e aos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade na Educação Infantil.
Sobre a BNCC
A BNCC é um documento que reconhece a importância de promover atividades de qualidade para os estudantes, orientadas por seis experiências essenciais para o desenvolvimento infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.