No dia 15 de setembro, o Itaú Social e a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (PR) realizaram a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, que visa fortalecer práticas pedagógicas voltadas às relações étnico-raciais e à educação ambiental na Educação Infantil.
“A expectativa é que esta parceria fortaleça a rede municipal de ensino, apoiando a construção de políticas públicas capazes de transformar a trajetória escolar das crianças e de reduzir desigualdades. Esse compromisso envolve o esforço para cuidar das transições da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o olhar para a relação das crianças com a natureza e a educação para as relações étnico-raciais, sempre em diálogo com os marcos normativos e com as especificidades do território. Assim, nossa parceria pretende valorizar as múltiplas infâncias e promover ambientes pedagógicos que respeitem e celebrem a diversidade em Curitiba”, explica a Cláudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social.
A parceria nasceu com a premissa de dialogar diretamente com os desafios e potencialidades do município de maneira horizontal, colaborativa e comprometida com o impacto coletivo. Para tanto, o acordo aponta três caminhos principais de atuação:
- Garantir que a passagem das crianças da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) seja feita de forma acolhedora, com práticas equitativas e intencionais que assegurem continuidade à trajetória educacional de cada indivíduo;
- Fortalecer o vínculo das crianças com a natureza, valorizando os territórios, o brincar e a sustentabilidade;
- Fomentar a educação para as relações étnico-raciais, promovendo equidade, respeito e valorização da diversidade.
ℹ️ Edital de Letramento Matemático em Curitiba e pelo Brasil
O evento de assinatura do acordo contou com a presença de Jean Pierre Neto, secretário municipal da Educação, e de Cláudia Sintoni. O período de implementação das ações previstas na parceria irá até o final da gestão municipal, em dezembro de 2028.