Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Edital Fundos da Infância e da Adolescência abre inscrições para projetos de educação

Interessados poderão se inscrever até 11 de julho, desde que ações sejam indicadas pelo CMDCA do município


Os CMDCAs (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) têm até o dia 11 de julho para indicar projetos de educação no Edital FIA (Fundos da Infância e da Adolescência) 2025. Promovida pelo Itaú Social, a iniciativa destinará até R$ 500 mil para propostas que contribuam com a garantia do direito à educação. Interessados devem se inscrever na Plataforma de Editais.

Os recursos que serão destinados às iniciativas selecionadas pelo edital são provenientes da destinação de 1% do Imposto de Renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. Os projetos devem estar articulados com secretarias municipais ou organizações da sociedade civil, visando impacto em escolas públicas e outros equipamentos e serviços locais.

Serão priorizadas iniciativas que:

  • Ofereçam atividades educativas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes no contraturno escolar, possibilitando a oferta de educação em tempo integral; 
  • Enfrentem e previnam problemas que estejam limitando a trajetória escolar e o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes; 
  • Capacitem profissionais que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – professores, educadores sociais, técnicos e outros – para reconhecimento e intervenção em fatores que estejam dificultando a trajetória escolar e o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes; 
  • Realizem diagnóstico local de problemas e fatores que estejam limitando ou impedindo o acesso à escola ou a manutenção da vida escolar de crianças e adolescentes; 
  • Realizem campanhas de comunicação na comunidade local com foco no direito à educação;
  • Articulem ações conjuntas envolvendo escolas, entidades sociais e outros agentes locais, voltadas para restauração, manutenção e fortalecimento da trajetória escolar e do aprendizado de crianças e adolescentes.

Durante o período de inscrição será realizado um webinário para que os interessados possam tirar suas dúvidas a respeito do edital. Para participar do processo seletivo, os CMDCAs precisam demonstrar que o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, por ele gerido, esteja legalmente constituído e ativo.

Edital FIA 2024
A última edição do edital selecionou 40 projetos de educação de diversas regiões do país, movimentando R$18,8 milhões para ações que asseguram o direito à educação de crianças e adolescentes. Os estados do Ceará e de Minas Gerais tiveram o maior número de propostas apoiadas pelo edital, totalizando seis cada. Em seguida, estão Pernambuco e Paraíba, ambos com cinco, e Alagoas, com quatro.

Entre as iniciativas selecionadas está o Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, que desenvolverá o projeto “Educação 4.0”, com ações realizadas no contraturno escolar para crianças e adolescentes de Alagoas. Estão previstas oficinas de artesanato, jogos de tabuleiro, pintura, aulas sobre tecnologia, orientação para o exercício da cidadania, capacitação profissional, intercâmbio entre gerações, entre outros temas.

Já no município de Tamandaré (PE), a Associação dos Garis Marítimos Protetores da Vida decidiu integrar educação e meio ambiente por meio do projeto “Ecoeducar: Explorando Números e Palavras em Defesa do Meio Ambiente”. A iniciativa capacita adolescentes a adotarem práticas ecológicas e se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.

Sobre o Edital FIA
Inscrições
: até às 18 horas do dia 11 de julho
Cadastro: itausocial.org.br/editais/
Resultado: anunciado em janeiro de 2026
Dúvidas: editalfia@fundacaoitau.org.br  ou pelos telefones/WhatsApp (11) 94246-9320 e (11) 99846-9320.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.