No Dia da Língua Portuguesa, celebrado neste 5 de maio, a falta de espaços de leitura é um desafio que persiste nas escolas brasileiras e que pode comprometer o acesso à leitura das crianças e adolescentes. Segundo o Censo Escolar de 2024, apenas metade das escolas (49,4%) oferecem aos estudantes salas de leitura e bibliotecas.
ℹ️ Autoconfiança melhora desempenho dos alunos em língua portuguesa
Existe uma predominância de espaços de leitura no Ensino Médio, com o total de 86,5% das escolas públicas oferecendo esse ambiente aos estudantes. Já nos Anos Finais (6º ao 9º ano) e Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, 69,2% e 47,2% das instituições de ensino possuem bibliotecas ou salas de leitura, respectivamente. A Educação Infantil é a etapa com menor oferta desses locais, registrado em apenas 33% das creches e pré-escolas.
As escolas da região Sul são as que mais possuem espaços de leitura, com 64,4%, seguidas pelo Sudeste e Centro-Oeste, com 62% e 61,8%, respectivamente. Os locais com mais escassez desse ambiente são a região Nordeste, com 39%, e a Norte Sul, onde apenas três em cada dez (30%) instituições de ensino possuem bibliotecas ou salas de leitura.
ℹ️ Guia oferece dicas para mediação de leitura na escola e em casa
O levantamento do Censo Escolar é um exemplo de que as escolas das regiões Norte e Nordeste têm um desafio maior em relação à infraestrutura escolar. O resultado é semelhante ao da pesquisa “Opinião das famílias – percepções e contribuições para a educação municipal”, em que as famílias dessas duas regiões têm mais preocupação com a estrutura e recursos escolares em comparação com o restante do Brasil.
Nesse estudo, encomendado pela Fundação Itaú e pelo Todos pela Educação, 26% e 23% das famílias do Nordeste e Norte consideram que melhorar a infraestrutura escolar deveria ser uma prioridade para a gestão municipal. O índice das duas regiões superam a média nacional, em que 20% dos responsáveis têm predileção por essa ação.
ℹ️ Cursos da Escola Fundação Itaú estimulam o desenvolvimento da língua portuguesa
Importância das Bibliotecas
A 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura apontou que as bibliotecas exercem um papel de acolhimento, com 19% dos entrevistados as percebendo como espaços inclusivos e abertos a todos os públicos. A maioria, porém, ainda as associa principalmente a estudo e pesquisa (59%), enquanto 18% destacam sua relevância para empréstimos de livros.
Escola Fundação Itaú
A plataforma Escola Fundação Itaú oferece diversos cursos para educadores e interessados em difundir momentos de leitura com crianças e adolescentes. Entre as formações, estão “O papel das bibliotecas comunitárias na formação leitora”, “Círculos de Leitura: um espaço de troca e conexão” e “Infâncias e Leituras”. Todas são gratuitas, certificadas e integram o acervo de mais de 130 opções de cursos para profissionais de educação e cultura.