Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Itaú Social apoia educadores em formação sobre educação integral

Iniciativa tem o objetivo de elaborar planos e estratégias de ação para ampliar a carga horária escolar para estudantes da educação básica


No Distrito Federal, 53 educadores participaram do 1º Seminário do Curso de Formação de Articuladores, promovido pelo MEC (Ministério da Educação), por meio da Secretaria de Educação Básica. O Itaú Social participou do evento oferecendo suporte técnico e colaborando com o conteúdo da formação, realizada em 12 de março. 

A iniciativa visa capacitar os articuladores para desenvolver estratégias que ampliem as escolas de tempo integral pelo país. Na ocasião, palestras e atividades colaborativas permitiram aos participantes elaborar planos de trabalho para aumentar a carga horária escolar em cada estado.

ℹ️ Confira o parecer do Itaú Social sobre o programa de escolas em Tempo Integral

Cada articulador retornará à respectiva rede de ensino para compartilhar as estratégias concebidas durante o evento. Ainda estão previstos mais dois encontros presenciais do curso de formação, em agosto e novembro.

A expansão de escolas de tempo integral é vista com bons olhos pelos responsáveis dos alunos. Segundo a pesquisa “Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal”,  realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Fundação Itaú e do Todos Pela Educação, a ampliação de matrículas nessa modalidade deve ser uma ação prioritária para as atuais gestões municipais.

ℹ️ Conheça a publicação que contribui para gestão de escolas em tempo integral

Para 30% das famílias de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal, é essencial ampliar a carga horária, com no mínimo sete horas diárias. Entre os efeitos positivos observados pelos entrevistados está o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, como a promoção de habilidades de relacionamento, a expressão de emoções e a motivação para o futuro. 

Desafio
Gestores municipais dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) demonstram interesse em ampliar a oferta de escolas de tempo integral. O estudo “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino”, do Itaú Social e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), mostrou que 57,5% têm ações para expandir ou implementar a Educação Integral em seu território.

ℹ️ Acesse a página especial do Itaú Social dedicada à educação integral

Embora haja disposição dos dirigentes municipais, a pesquisa também revelou que 61,9% deles enfrentam “muita dificuldade” para ampliar a oferta de tempo integral devido a disponibilidade de recursos financeiros. Quando o assunto é a falta de infraestrutura física, 60,4% têm ‘muita dificuldade’, enquanto apenas 9,3% não possuem nenhuma objeção com este aspecto. 

Tendência
O último Censo Escolar revelou que o Brasil segue com tendência de crescimento na oferta de escolas em tempo integral em toda a rede de ensino. Os Anos Finais do Ensino Fundamental foram a etapa que registrou o maior aumento, saltando de 15,8% para 19,5% em apenas um ano (2022 para 2023). Nos Anos Iniciais do Fundamental (1ª ao 5ª ano), o crescimento foi de 13,3% para 16%, e no Ensino Médio, de 20,4% para 21,9% no mesmo período.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.