No Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado em 2 de abril, o Itaú Social destaca o Leia com uma criança, que completa 15 anos em 2025. A ação distribuiu mais de 63 milhões de exemplares literários para todo o Brasil ao longo deste período, tornando-se a primeira iniciativa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura.
Antes chamado de “Leia para uma criança”, a ação ofertava livros infantis diretamente a pessoas físicas, organizações da sociedade civil e escolas. Com o amadurecimento da proposta, a prioridade para a entrega dos títulos passou a ser os profissionais das instituições de Educação Infantil, creches e pré-escolas.
ℹ️ Acesso à leitura é um direito que contribui com o desenvolvimento da criança
Nesta fase da educação básica, os professores têm a responsabilidade de propor práticas pedagógicas voltadas à cultura escrita e situações de leitura literária de maneira rica, lúdica e significativa, conforme previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
No entanto, segundo a pesquisa Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um retrato pós-BNCC, realizada com o apoio do Itaú Social pela FMCSV (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal), 39% das turmas de creches e pré-escolas nos municípios consultados não incorporaram atividades de leitura e escrita à rotina das crianças.
ℹ️ Guia oferece dicas para mediação de leitura na escola e em casa
Outra observação listada pelo estudo foi a oferta de momentos de leitura de livros de história pelos professores, que ocorreu em apenas 27% das turmas analisadas, sendo que em mais da metade delas (55%) essa prática não foi percebida.
Novas distribuições
Para seguir ampliando o acesso à literatura na infância em locais de difícil alcance, o Leia com uma criança distribuirá 1,1 milhão de livros infantis em 2025 para todas as turmas de Educação Infantil das redes municipais de ensino do Nordeste do país.
Desde 2023, a iniciativa concentra a oferta de títulos literários para creches e pré-escolas de determinadas regiões. Na ocasião, 864 cidades das regiões Norte e Centro-Oeste do país receberam os kits literários, impactando quase 70 mil turmas.
ℹ️ Confira cinco indicações de livros infantis para leitura em sala de aula
Mudança de nome
A troca do “Leia para uma criança” para o “Leia com uma criança” ocorreu em 2022 e reflete o alinhamento do objetivo da iniciativa de reforçar a concepção de que todas as crianças, sem exceção, são inteligentes, plurais, leitoras do mundo e sujeitos de direitos. Outra proposta é a valorização de sua capacidade em interpretar e interagir com a história.
Benefícios da leitura
De acordo com o estudo “Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância”, realizado pelo Itaú Social, a mediação de leitura é uma das práticas mais significativas para a formação plena da criança. A iniciativa contribui com a compreensão da realidade e também desenvolve benefícios socioemocionais que acompanharão o indivíduo até a idade adulta, como revela o levantamento.