Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Professores do Rio Grande do Sul se reúnem para debater modelos de escolas antirracistas

Evento ocorre nos dias 5 e 6 de dezembro com educadores da rede estadual que irão dialogar sobre políticas destinadas ao ensino étnico-racial e formação docente


A 2ª edição do Encontro Estadual de Educação Antirracista ocorrerá nos dias 5 e 6 de dezembro com educadores em Porto Alegre (RS). O evento  contará com palestras, painéis de debates e apresentações artísticas. A iniciativa é organizada pelo Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial e conta com o apoio do Itaú Social.  

Os dois dias do encontro contarão com a presença de parlamentares e representantes do governo estadual, além de convidados, como o procurador geral Jorge Terra e o professor da UFRGS (Universidade Federal de Rio Grande do Sul) Alan Alves Brito. O docente é autor diversos materiais sobre educação antirracista, como o Livro “Bará: corpos-territórios em r(existência), a publicação “Re-existências Negras: Caderno de Memória, o caderno Escolas Quilombolas no Rio Grande do Sul, entre outros.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

Um dos painéis do evento visa estimular os participantes a elaborarem formas de implementar a Erer (Educação das Relações Étnico-Raciais) em sala de aula. Para contribuir com o debate, será apresentada a PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola), lançada em 2024 com o objetivo de incorporar temas sobre diversidade no currículo escolar.

ℹ️ Conheça o curso sobre como elaborar estratégias para abordar a temática étnico-racial com estudantes

Outro tema a ser  tratado no encontro são as formações iniciais e continuadas dos docentes. Segundo a pesquisa “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino”, apenas 7,9% das secretarias de Educação abordam a temática étnico-racial regularmente nas capacitações com professores: desse total, 2,5% a cada 15 dias e 5,4% uma vez por mês. 

O evento contará com momentos de integração e de convívio entre os participantes, como o mural coletivo e intervenções artísticas. Também está prevista uma homenagem ao poeta Oliveira Silveira, idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.