O curso “Formação como curadoria: Literatura para crianças”, lançado pela Escola Itaú Cultural, já está disponível para formadores e professores da Educação Infantil e dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar educadores durante o processo de análise e seleção de obras literárias para crianças, além de estimular a aproximação delas com os livros. Instrutores de salas de leitura, profissionais de bibliotecas, pesquisadores e interessados em geral também podem se inscrever.
ℹ️ Inscreva-se no curso “Formação como curadoria: Literatura para crianças”
“A formação oferece inspiração e estratégias para educadores no processo de curadoria de obras literárias para crianças, permitindo que realizem seleções enriquecedoras e alinhadas com a necessidade e interesse das crianças”, diz Juliana Yade, coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social.
O curso, organizado pelo Itaú Cultural e Itaú Social, demonstra a importância da curadoria e mediação do livro de literatura para crianças e também confere repertório teórico e ferramentas práticas para realizar a atividade. “Acreditamos que essa interação favorece a experiência leitora tanto das educadoras como das crianças, além de estimular a imaginação, desenvolver habilidades cognitivas e criar uma conexão de afeto duradoura com a leitura”, completa Juliana.
Com duração total de quatro horas, as aulas são autoformativas e abordam os seguintes tópicos:
- Apresentação
- Para começar a discussão
- Qualidade literária
- Quem é a criança para qual apresentamos a literatura?
- O que confere qualidade às obras literárias?
- Atividade prática
- Quem faz a curadoria?
- Encerramento
Os participantes contam com a oferta de um conteúdo teórico e prático, com recursos como vídeos, podcast e PDFs. A proposta traz ainda uma série de materiais para aprofundar o horizonte aberto pelas aulas e estabelecer uma relação contínua com as obras literárias.
A formação explica o papel da curadoria, debate como se pode formar leitores e insere o conceito de direito à literatura, formulado pelo crítico literário Antonio Candido. Entre as dicas apresentadas para uma boa curadoria, o curso destaca, por exemplo, a diversificação dos temas, buscando autores com diferentes vivências e trajetórias (mulheres, homens, brasileiros, estrangeiros, brancos, negros, indígenas) e livros de gêneros variados (conto, novela, poesia, do clássico ao contemporâneo).
Conteúdos relacionados
Programa “Lugar de Livros”: fruto de uma parceria entre Itaú Social e TV Cultura, o programa tem como objetivo sensibilizar educadores e famílias sobre a importância da literatura na primeira infância. Com 60 episódios de cinco minutos cada, a iniciativa destaca o papel da leitura de forma simples e humanizada, por meio de experiências reais, contribuindo para a formação de novos leitores e o fortalecimento do olhar de toda a sociedade para a relevância do trabalho já realizado por projetos sociais e bibliotecas. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube do Itaú Social.
Podcast “Leia com uma criança”: a iniciativa abrange conversas, leituras conjuntas e trocas de experiências voltadas para crianças, famílias, mediadores de leitura e educadores. Os episódios são apresentados por Kiara Terra, narradora de histórias, autora e pesquisadora das infâncias. Ao todo são nove episódios, disponíveis nas principais plataformas de áudio: Spotify, Google podcasts, Apple podcasts, Deezer e Amazon Music.
Podcast “Ficções – crianças”: em parceria com os selos infantis da Companhia das Letras, o Itaú Cultural apresentou o podcast entre abril e novembro de 2023. Ao todo foram 16 episódios com livros de literatura infantil, entre os quais estiveram títulos de autores como Mai Bigio, Nina Rizzi, Tino Freitas e Wilson Marques. Todos eles estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como Spotify, além do site do Itaú Cultural.
Serviço
Escola Itaú Cultural
Formação como curadoria: Literatura para crianças
Disponível a partir de 16 de janeiro
Em escola.itaucultural.org.br
Duração: 4 horas
Autoformativo