A experiência de navegar por poemas digitais, antes restritos às páginas de livros físicos, desponta como nova experiência na internet, muito mais imersiva e interativa. Nesse Dia Nacional da Poesia (31), o Itaú Social destaca a Estante Digital, iniciativa gratuita que faz parte do Leia com uma criança, como uma possibilidade para engajar pais, responsáveis e os pequenos leitores.
A preocupação dos familiares em relação à exposição das crianças às telas é justificada. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso da internet por crianças com até quatro anos deve ser restrito a 60 minutos diários. Contudo, considerando o frequente lançamento de produtos digitais, é aconselhável que a navegação seja supervisionada por um adulto, transformando a tecnologia em uma aliada no desenvolvimento infantil.
ℹ️ Poesia é popular entre crianças, adolescentes e jovens
A plataforma disponibiliza 14 livros digitais que, ao contrário de e-book (que possui as mesmas características de um livro convencional), oferecem recursos interativos por meio do texto, efeitos sonoros, animações e gestos do leitor. Entre as opções, três são adaptações de poemas:
Super-protetores
Descrição: presta uma homenagem aos profissionais de saúde que se dedicaram para salvar vidas durante a Covid-19.
Escritor: Jessé Andarilho
Ilustração: Ivy Nunes
Sovaco de Cobra
Descrição: narra a experiência do autor na beira de um igarapé (pequeno rio) no bairro Sovaco de Cobra, de Manaus (AM)
Escritor: Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira
Revisão: Eliane da Silva Chaves
Adaptação: Jessé Andarilho
Ilustração: Erika Lourenço
Da Janela de Minas
Descrição: retrata o cotidiano de uma criança que, através da sua janela, acompanha as belezas e desigualdades da cidade de Belo Horizonte, capital mineira.
Escritor: Nicole Rodrigues Florentino
Revisão: Terezinha Lima da Silva
Adaptação: Lulu Lima
Ilustração: Fe Sponchi
ℹ️ Confira o percurso do Polo sobre Leitura e Escrita
Os dois últimos títulos foram produzidos por estudantes vencedores da 5ª e 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria “poemas”, realizados em 2016 e 2019.
A plataforma também oferece a inteligência virtual “Léia”, um serviço gratuito, disponível para smartphones (iOS e Android) e dispositivos Alexa e Google Assistente, que faz a leitura dos livros disponíveis em seu acervo. A tecnologia pode ser ativada por comando de voz, basta dizer “Ok Google, falar com Leia para uma Criança” ou “Alexa, abrir Leia para uma Criança”.
ℹ️ Programas do Itaú Social incentivam a formação de novos escritores
Guia para as famílias
A literatura infantil digital oferece uma série de possibilidades que podem tornar a leitura mais imersiva. Para destacar os benefícios dessa prática e possibilitar a exploração de toda essa potencialidade, o Itaú Social disponibilizou o “Guia para mediação de literatura infantil digital”.
O documento fornece dicas sobre como promover a leitura com a criança, envolvendo a preparação do ambiente, os recursos necessários, o conhecimento da obra que será apreciada, entre outras. Confira:
Antes da leitura
- Selecionar a obra a partir de uma leitura prévia;
- Planejar sessões considerando espaço, recursos, tempo e perfil do grupo ou da criança, para que a experiência seja prazerosa;
- Preparar e se familiarizar com o dispositivo usado na leitura;
Durante a leitura
- Combinado o formato da atividade com a criança ou com o grupo;
- Explorar os textos, ícones e ilustrações no começo da obra;
- Acompanhar e apoiar a leitura livre ou compartilhada.
Depois da leitura
- Conversar com a criança ou a turma sobre o livro;
- Oferecer a possibilidade de fazer uma nova leitura;
- Promover atividade lúdica sobre o tema do livro, como brincadeiras, desenhos ou jogos.