Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Livro reconta a história do Cariri (CE) valorizando a presença negra e indígena no município

Publicação também traz referências e materiais pedagógicos que podem servir de suporte para o planejamento letivo


As relações da região de Cariri (CE) com a história da população negra e indígena serviu de inspiração para a criação do livro “Educação das Relações Étnico-Raciais no Cariri Cearense”. A obra destaca a presença étnica-racial no território e como essa participação impactou na construção da cultura dos municípios.

Para a elaboração do conteúdo, as pesquisadoras buscaram elementos históricos da região, ouviram histórias de moradores e visitaram locais que despertavam memórias entre os populares. A atuação ocorreu entre novembro de 2020 e dezembro de 2021. O caderno está disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica

“Os fatos históricos e culturais que envolvem as populações negras e indígenas no Cariri apontam para possibilidade pedagógica de ressignificação do trabalho, com os temas étnico-raciais na escola e na universidade”, conta a doutora em Educação Brasileira pela UFC (Universidade Federal do Ceará), Cicera Nunes, responsável pelo projeto. 

Além das histórias, o conteúdo reflete sobre as fragilidades da aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que insere a história afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Como alternativa, o caderno apresenta acervos documentais e bibliográficos para contribuir com o professor no planejamento de atividades pedagógicas sobre o tema.

“O Caderno” é um levantamento dos estudos que pautam a educação das relações étnico-raciais, tanto a partir da perspectiva negra, como indígena no Cariri. Trazem também indicações importantes de estudos e materiais pedagógicos que servem de suporte para implementação da política e da fundamentação do Projeto Político Pedagógico das Escolas”, explica Nunes.

Sobre a pesquisa
Além da produção do livro, a pesquisa promoveu intervenções pedagógicas na Escola de Ensino Fundamental Dom Quintino, do município de Cratos (CE), que compõe o conglomerado de cidades do Cariri Cearense. Entre as iniciativas estavam formação dos docentes; produção de materiais pedagógicos; instalação de duas bibliotecas comunitárias, com livros de autores negros e indígenas; criação de aplicativo que mapeia os pontos de memória da comunidade e intervenções urbanas.

Sobre o edital
A pesquisa feita foi uma das selecionadas pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, realizado pelo Itaú Social em parceria com o Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O edital também selecionou nove autores para redigirem artigos científicos sobre diversos temas relacionados às práticas pedagógicas antirracistas, ao feminismo negro e à representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.