Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Com o tema: “Desafiando Estruturas de Desigualdades”, congresso GIFE chega à 12ª edição

Após pandemia de Covid-19, evento é retomado na modalidade presencial, em São Paulo, reunindo palestrantes, como Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do Brasil


Em 2023, o maior evento sobre Investimento Social e Filantropia no Brasil será presencial e já tem data marcada. Com o tema: “Desafiando Estruturas de Desigualdades”, o Congresso GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) será realizado nos dias 12, 13 e 14 de abril, reunindo importantes lideranças filantrópicas, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes do poder público.

O objetivo do congresso é discutir a importância e o potencial do ISP (Investimento Social Privado) para contribuir com o fortalecimento da democracia no Brasil, além de incentivar o engajamento de entidades privadas e partes interessadas na criação de soluções que combatam as desigualdades e promovam o desenvolvimento social. 

Em sua 12ª edição, os palestrantes convidados também discutirão temas como as desigualdades enfrentadas pela população negra, a comunidade LGBTQIAP+ e os povos tradicionais, além de tratarem sobre as formas de garantir o acesso aos direitos fundamentais presentes na Constituição Federal. Ampliando as possibilidades de debate, o evento também abrangerá temáticas como justiça climática, segurança alimentar e equidade de gênero e raça.

 ℹ️ Confira a programação completa do congresso

A superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes, é uma das palestrantes confirmadas na mesa “Fronteiras da agenda pública de educação: compromisso com a promoção de equidades”, no dia 13 de abril, ao lado de Ednéia Gonçalves, Secretária de Assistência Social de Barcarena e articuladora municipal do Selo Unicef, e Giovani Rocha, cofundador na Mahin Consultoria Antirracista. A ideia é apresentar o cenário da educação no país durante o último governo e as dificuldades geradas pela pandemia, que comprometeu a efetividade das políticas públicas de educação no plano federal. O debate pretende abarcar a necessidade urgente de alicerçar políticas educacionais eficientes para o alcance de uma educação transformadora a todos os alunos e alunas das escolas públicas brasileiras.

Além de Patricia Mota Guedes, também estão confirmados como palestrantes: a atual ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco; o professor e pesquisador da Fiocruz, Daniel Soranz; membro do Conselho Deliberativo da Conectas Direitos Humanos e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, Douglas Belchior; cofundadora, publisher e diretora-geral do Nexo Jornal e da Gama Revista, Paula Miraglia; entre outros. 

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.