Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia do Diretor Escolar: Polo oferece nove cursos para contribuir com a melhoria da gestão de escolas

As formações são gratuitas e abordam temas como BNCC, monitoramento dos processos de aprendizagens, captação de recursos, entre outros


A área da educação exige de seus profissionais atualização constante. Neste Dia do Diretor Escolar, celebrado em 12 de novembro, o Itaú Social destaca o percurso Gestão Escolar – disponível no Polo, ambiente de formação – que oferece nove cursos gratuitos e certificados. 

O percurso busca atender à necessidade de formação de diretores escolares, como demonstrou a pesquisa do Datafolha, realizada pelo Itaú Social e Todos pela Educação, divulgada em junho deste ano. Quase metade dos gestores (49%) alega que não receberam da Secretaria Municipal de Educação uma formação adequada que correspondesse aos desafios do cargo.

Conheça os cursos mais procurados pelos diretores escolares no Polo

Os cursos podem ser feitos de forma independente e possuem duração que variam de quatro a 24 horas. Os conteúdos foram produzidos em parceria com a Comunidade Educativa Cedac, Nova Escola e CLP (Centro de Liderança Pública) e podem ser feitos por gestores escolares, docentes, técnicos da secretaria e demais interessados. Confira:

Avaliações externas e aprendizagem: compreender sobre os propósitos das principais avaliações externas realizadas atualmente e a importância de seus resultados para repensar e proporcionar condições que assegurem o processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes.


A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nas práticas da gestão escolar: conhecer princípios da gestão democrática, os campos de atuação do gestor escolar e como esta perspectiva é importante para a implementação da BNCC.


A BNCC como oportunidade para rever o projeto político-pedagógico: auxiliar na revisão do projeto político-pedagógico, adaptando-os à realidade de cada escola, sempre com foco em exercícios pautados pela implementação da BNCC.


Monitoramento de processos e avaliação de recursos educacionais: compreender a importância pedagógica da avaliação e como seus resultados impactam em questões diversas, mas sobretudo nas estratégias do ensino e da aprendizagem.


Captação externa de recursos: conhecer estratégias e buscar soluções inovadoras de captação de recursos para viabilizar projetos sociais e de administração pública e contribuir para a qualidade do serviço prestado em nível local.


O Coordenador pedagógico como formador: desenvolver estratégias pedagógicas de formação continuada adequadas à realidade contemplando as etapas de planejamento desenvolvido e a aplicação com ênfase no engajamento e participação ativa dos professores, atendendo as adequações previstas na BNCC.


Dimensões do trabalho do diretor e a BNCC: identificar as necessidades de alinhamento entre as demandas dos professores, equipe pedagógica e secretaria de educação, com vistas a implementar um currículo escolar que contemple as potencialidades da BNCC e as especificidades da escola.


Observação de sala de aula: implementar uma dinâmica de comunicação entre a gestão e os professores visando estabelecer diálogo entre os saberes numa relação de troca que ressignifique a prática de observação de sala de aula como um momento formativo.


Projeto institucional na gestão escolar: estruturar projetos institucionais que envolvam todos os atores da comunidade escolar, de forma integrada, contemplando os conhecimentos previstos na BNCC, articulando-os com as demandas da comunidade escolar.


Outros resultados
O estudo do Datafolha também mostrou que o investimento na qualificação, formação e valorização dos profissionais da educação é a segunda necessidade mais apontada pelos diretores escolares pela pesquisa, ficando atrás apenas do investimento em infraestrutura.

Os entrevistados também destacam que 35% das secretarias de educação “às vezes” oferecem formações, e 9% dizem que essas oportunidades ocorrem “raramente”. Desses cursos oferecidos, 40% se sentem totalmente satisfeitos com o conteúdo, enquanto que 20% estão descontentes, totalmente ou em partes.

Polo
O Polo foi lançado em 2019 e possui 150 mil usuários, entre gestoras e gestores de educação, docentes e representantes de organizações da sociedade civil, além de ter emitido mais de 106 mil certificados e oferecer cerca de 60 cursos de forma aberta e gratuita.

Em 2022, a plataforma conquistou reconhecimento internacional sendo uma das iniciativas que receberam a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation/Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.