Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia Nacional do Livro: leitura amplia o repertório cultural e fortalece o vínculo familiar

Uma obra literária contribui para a introdução das crianças na cultura letrada e estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade


Ao longo das páginas de um livro, o leitor encontra palavras e ilustrações que traduzem uma grande história. Ao apresentar o universo literário para as crianças, esses elementos, somados com a imaginação, tornam possível a conexão do público infantil com um bem cultural e com o mediador da leitura. 

Segundo o estudo “Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância”, realizado pelo Itaú Social, o encontro entre crianças, mediadores de leitura e um bom livro de literatura tem a capacidade de contribuir para a construção e o fortalecimento de vínculos afetivos. Essa prática colabora com a elaboração de sentimentos e emoções, para a ampliação do repertório cultural, para a apropriação engajada dos letramentos e das culturas escritas.

“Quando a criança se depara com o universo da literatura, ela começa a ter acesso a outros mundos que não são do seu dia a dia. Ela desenvolve a empatia, se sensibiliza por causas, começa a se identificar ou se reconhecer no personagem. Tudo isso fará parte da constituição da pessoa, do que ela será no futuro”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

O programa “Leia com uma criança”, do Itaú Social, está orientado pelo eixo do acesso e da democratização do livro e da leitura, que se concretiza por meio da distribuição de livros para crianças de zero a seis anos de idade, com o apoio de organizações sociais e secretarias de educação de todo o Brasil.

A campanha deste ano está distribuindo dois milhões de livros infantis. As obras selecionadas são “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar”, de Otávio Júnior e ilustrado por Bruna Lubambo; e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”, do Tiago Hakiy e com desenhos da Taísa Borges, ambos apresentam histórias e culturas negras e indígenas.

Para crianças com deficiência, ou organizações que atendam esse público, o programa disponibiliza livros com múltiplos recursos de acessibilidade, como Libras, narração e audiodescrição. Para conferir os livros acessíveis, basta se cadastrar no site.

Outra possibilidade são os livros infantis digitais disponíveis gratuitamente na Estante Digital. São 14 títulos disponíveis que contam com recursos sonoros e interativos, proporcionando um momento mais divertido. Vale destacar que segundo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso de telas é recomendável para crianças maiores de dois anos.

Podcast
Neste ano, o programa lançou o podcast “Leia com uma criança, que apresenta conversas, leituras conjuntas e trocas de experiências voltadas para crianças, famílias, mediadores de leitura e educadores.No total serão lançados 12 episódios, sendo que sete já foram publicados e estão disponíveis nas principais plataformas de áudio: Spotify; Google podcasts; Apple podcasts; Deezer; Amazon Music, além do site do Itaú Social.

Dica de curso
Para famílias e educadores interessados em compartilhar a literatura para crianças, adolescentes e jovens, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, oferece o percurso de Leitura  e escrita. São quatro cursos gratuitos com os temas Leitura para bebês, Infâncias e leituras, Mediação de leitura para juventudes e Mediação de literatura infantil digital, além de estudos e artigos sobre a prática da literatura no Brasil.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.