Festas, brincadeiras, presentes e interação da criança com sua comunidade e sua família são algumas das práticas que marcam as celebrações do Dia da Criança (12). Organizações da sociedade civil e escolas também participam dessa celebração e, dentre outras práticas, disseminam e enaltecem a literatura infantil.
Na cidade de Corumbá (MS), o projeto Moinho Cultural Sul-Americano oferece atividades de dança, música e leitura para as crianças no turno inverso ao da escola. Em 2021, a iniciativa recebeu os livros do Leia com uma criança e pôde ofertar às famílias os títulos infantis, além de aumentar sua biblioteca comunitária com as obras do programa.
A partir desse incentivo à literatura, as crianças da localidade passaram a enxergar no livro uma oportunidade de diversão. “O momento de leitura, que antes era visto como uma obrigação, hoje já é esperado e pedido pela maioria das crianças”, conta a diretora do projeto, Márcia Rolon.
Além da oportunidade de entretenimento, os livros do programa contribuem com o relacionamento da criança com a família. Em Itapevi (SP), estudantes da rede municipal puderam levar para casa os títulos do programa para que suas famílias fizessem a mediação de leitura das obras.
“O estudante levou para casa uma maleta com o livro escolhido pela turma. Em casa, a família realizou a mediação de leitura com a criança da obra distribuída pela escola.”, conta a supervisora de ensino Maria Lucia Galli.
A pedagoga explicou que o envolvimento da família, a partir da mediação de leitura, incentivou adultos a estarem mais presentes na educação formal dos pequenos. Já para as crianças, a experiência possibilitou ampliar seu repertório escrito e falado, além de outros benefícios diversos proporcionados pela literatura infantil.
O mesmo ocorreu com participantes do projeto Moinho Cultural. “Percebemos que, desde o início do ano, as crianças estão expandindo o vocabulário. Algumas delas, que antes não sabiam ler, passaram a decodificar as primeiras palavras”, conta a diretora.
Esses resultados com as iniciativas de Itapevi e Corumbá reforçam a importância da literatura infantil, como demonstra o estudo “Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância”, realizado pelo Itaú Social. Além dos efeitos positivos já citados, o relatório aponta que a leitura estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade.
Leia com uma criança
Neste ano, o Leia com uma criança está distribuindo dois milhões de livros infantis com temática de valorização de histórias, pessoas e culturas negras e indígenas. A proposta do programa é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos.
Desde 2010, ano da criação do programa, já foram distribuídos cerca de 63,5 milhões de livros físicos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura.