Escolas públicas de todo o Brasil têm até o dia 3 de agosto para se inscrever no 6º Prêmio Territórios, promovido pelo Instituto Tomie Ohtake, com o apoio do Itaú Social e da Estácio. A premiação selecionará até dez estratégias pedagógicas, desenvolvidas desde 2020, que fortaleçam o vínculo entre escola, família e comunidade. O cadastro deve ser feito pelo site.
A premiação levará em conta iniciativas que tenham desdobramentos pós-pandemia, com o objetivo de fortalecer os princípios de uma Educação Integral. A avaliação será feita por um júri formado por especialistas da cultura e da educação, de diferentes regiões do Brasil, incluindo representantes das instituições organizadoras do prêmio.
Ao longo de seis anos de existência, o prêmio selecionou 50 projetos escolares – dez em cada edição – de colégios localizados nos estados de Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.
O site disponibiliza ainda cinco vídeos formativos que abordam sobre a relação do território com a educação, além de servir para apoiar as escolas interessadas em se inscrever.
O anúncio das escolas selecionadas ocorrerá em novembro e a cerimônia de premiação será no mês de dezembro. A sexta edição tem o patrocínio do Innova e do Grupo GPS, com a parceria da Kapitalo Investimentos, com a parceria técnica do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz.