Em parceria com a Nova Escola, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, ampliou seu catálogo neste mês de fevereiro. Os cinco novos cursos incluídos na trilha de gestão escolar destacam a importância destas funções na implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Entre os objetivos gerais dos percursos formativos, estão:
- Compreender a BNCC e as oportunidades que ela traz para uma gestão mais democrática e inovadora;
- Conhecer boas referências de instrumentos de trabalho para diretores e coordenadores pedagógicos;
- Aplicar os conhecimentos na prática, adaptando-os à realidade de cada escola, sempre com foco em exercícios pautados pela implementação da BNCC.
O objetivo do Polo é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. Suas formações são de curta duração, gratuitas e estão organizadas em cinco áreas temáticas: Educação na Pandemia, Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Multiletramentos.
Conheça os cursos recém disponibilizados:
O coordenador pedagógico como formador
Carga horária: 4h
Público: Gestores escolares
Objetivos: Desenvolver estratégias pedagógicas de formação continuada adequadas à realidade, contemplando as etapas de planejamento desenvolvido e a aplicação com ênfase no engajamento e participação ativa dos professores, atendendo as adequações previstas na BNCC.
Principais temas abordados: A importância do coordenador pedagógico na formação continuada; elaboração do plano de formação; preparação da equipe para implementação da BNCC
Modalidade: On-line autoformativo
Dimensões do trabalho do diretor e a BNCC
Carga horária: 4h
Público: Gestores escolares
Objetivos: Identificar as necessidades de alinhamento entre as demandas dos professores, equipe pedagógica e secretaria de educação, com vistas a implementar um currículo escolar que contemple as potencialidades da BNCC e as especificidades da escola.
Principais temas abordados: O papel do diretor na gestão de recursos; gestão e educação integral; articulação de parceiros e secretaria.
Modalidade: On-line autoformativo
Carga horária: 4h
Público: Gestores escolares
Objetivos: Implementar uma dinâmica de comunicação entre a gestão e os professores visando estabelecer diálogo entre os saberes numa relação de troca que ressignifique a prática de observação de sala de aula como um momento formativo.
Principais temas abordados: O papel do coordenador nas práticas pedagógicas; a observação de sala como ferramenta de diálogo; potencialidades da observação em sala de aula; como fazer um bom feedback.
Modalidade: On-line autoformativo
Projeto institucional na gestão escolar
Carga horária: 4h
Público: Gestores escolares
Objetivos: Estruturar projetos institucionais que envolvam todos os atores da comunidade escolar, de forma integrada, contemplando os conhecimentos previstos na BNCC, articulando-os com as demandas da comunidade escolar.
Principais temas abordados: Projeto institucional; recurso de gestão escolar; elaboração de um projeto institucional.
Modalidade: On-line autoformativo
Sistematização e compartilhamento de boas práticas
Carga horária: 4h
Público: Gestores escolares
Objetivos: Elaborar estratégias que possibilitem o trabalho colaborativo entre a gestão escolar e a coordenação pedagógica, estabelecendo dinâmicas de comunicação e troca de informações que propiciem a circulação dos conhecimentos desenvolvidos por meio das práticas implementadas.
Principais temas abordados: Projeto institucional; colaboração entre direção e coordenação; avaliação contínua e instrumentos de registro e avaliação.
Modalidade: On-line autoformativo