O Itaú Social disponibiliza em seu canal no YouTube o webinário respondendo dúvidas sobre o Edital FIA (Fundos da Infância e Adolescência) 2025. Participaram da iniciativa integrantes dos CMDCA’s (Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolesente) e presidentes de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) interessadas em inscrever projetos que contribuam para a garantia do direito de crianças e adolescentes à educação.
O Edital FIA é uma iniciativa organizada pelo Itaú Social, que mobiliza recursos provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. Os valores são direcionados ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, gerido pelo CMDCA de cada território.
ℹ️ Edital FIA 2024 seleciona 40 projetos de educação
A iniciativa tem como propósito envolver a comunidade em torno da defesa da infância. Desde 2023, o edital passou a selecionar projetos com foco na garantia do direito à educação de qualidade, permitindo que secretarias de Educação e OSCs indiquem propostas, desde que alinhadas ao tema.
“O edital amplia a participação de pessoas, organizações sociais e outras secretarias da gestão municipal na construção de uma educação acessível e de qualidade. Quando o ensino se integra ao território, torna-se um elemento de proteção para os estudantes e potencializa as oportunidades de desenvolvimento pleno, por meio de atividades esportivas, culturais e sociais”, avalia a gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, Sonia Dias.
ℹ️ Projetos realizam ações para ampliar acesso à educação infantil
Durante o evento virtual, surgiram dúvidas sobre a possibilidade de haver municípios com prioridade no recebimento de recursos. Foi esclarecido que, desde 2023, o Edital FIA não adota mais uma lista de cidades prioritárias. Também foi informado que os recursos destinados aos projetos podem ser utilizados em investimentos de infraestrutura, como forma de contrapartida da organização.
Uma das dúvidas mais recorrentes tratou da possibilidade de integrar a temática educacional a outras áreas relacionadas à infância. Foi confirmado que o edital permite essa articulação, contemplando, por exemplo, ações voltadas à promoção de uma aprendizagem antirracista, à inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, à prevenção do uso de drogas, entre outros temas relevantes.
ℹ️ Iniciativas combatem o trabalho infantil por meio de ações de prevenção na escola
“Garantir o acesso à educação de qualidade para crianças e adolescentes é um dever do Estado, mas também uma responsabilidade compartilhada com toda a sociedade. O Edital FIA representa uma oportunidade valiosa para que as comunidades se mobilizem em prol da proteção e do desenvolvimento de jovens, contribuindo para ampliar o acesso a uma educação mais justa, inclusiva e transformadora”, afirma Sonia.
O Edital FIA 2025 está com inscrições abertas até o dia 11 de julho. O cadastro deve ser feito por meio da Plataforma de Editais do Itaú Social, e o anúncio dos selecionados está previsto para janeiro de 2026.