Quem declara pelo modelo completo pode destinar até 3% do IR devido para projetos que transformam a vida de crianças e adolescentes em todo o Brasil
Simples, rápido e fácil. É assim que funciona a destinação de imposto de renda disponível no sistema da Receita Federal.
Qualquer pessoa que declare o imposto de renda pelo modelo completo pode destinar até 3% do valor devido para projetos de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e do adolescente. Se todas as pessoas com potencial de destinação fizessem a doação, mais de 5 bilhões seriam investidos nesses projetos, segundo dados de 2015*.
Como destinar?
Não se preocupe! Fazer a destinação não altera o seu imposto devido:
- Se você tiver um valor a receber, é preciso antecipar o pagamento da doação, mas na restituição o dinheiro volta para a sua conta
- Se você tiver um valor a pagar, também é preciso antecipar o pagamento da doação, e depois só pagar a diferença entre o valor doado e seu imposto para a Receita.
Seus recursos serão enviados para o fundo do munícipio escolhido por você, dentre as cidades habilitadas. A partir de um diagnóstico local, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável pela administração desse fundo, desenvolve um plano para buscar a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Esses Conselhos são formados por representantes governamentais e da sociedade civil.
Ainda tem dúvidas? Acesse neste link as perguntas frequentes.
Itaú Social e destinação de imposto renda
Desde 2013, o Itaú Social realiza o Edital Fundos da Infância e Adolescência, que articula outros mecanismos de destinação de imposto de renda para apoiar projetos de Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Em 2018, o Edital selecionou 51 projetos em todas as regiões brasileiras. Foi repassado um total de R$ 11,7 milhões para as ações, valor proveniente da destinação do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. e de seus funcionários.
Continue acompanhando nosso site e redes sociais para descobrir outras oportunidades de transformação social:
Facebook: /itausocial
Instagram: @itausocial
*Dados da Receita Federal de 2015