No início de dezembro, foi realizado no Rio de Janeiro o 1º Seminário do Compromisso Nacional Toda Matemática, promovido pelo MEC (Ministério da Educação), com a participação do Itaú Social. A iniciativa marcou o lançamento dos cursos de qualificação para docentes e do Guia de Governança, documento que orienta dirigentes de educação sobre a nova política.
Participaram do evento os selecionados pelos editais Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Letramento Matemático na Pré-Escola, promovidos pelo Itaú Social em parceria com a Secretaria de Educação Básica do MEC. O primeiro edital recebeu 1.392 inscrições de todas as regiões do país e selecionou 18 projetos escolares do 6º ao 9º ano; o segundo selecionou 21 propostas. As iniciativas destinaram até R$ 80 mil, distribuídos nas categorias de Fomento e Reconhecimento. Ao todo, as duas chamadas somaram cerca de quatro mil inscrições, majoritariamente de pessoas físicas — professores, estudantes, diretores escolares, pedagogos e psicólogos —, e representantes de OSCs (organizações da sociedade civil), centros de pesquisa e universidades.
ℹ️ Práticas educacionais inclusivas reforçam aprendizagens matemáticas
Além da divulgação dos novos materiais, o evento contou com mesas de debate sobre a relevância da matemática para o desenvolvimento e a soberania do país. Também foram discutidos temas como a qualidade e a equidade da educação matemática, colaboração federativa e o compartilhamento de boas práticas.
ℹ️ Coletânea reúne dez projetos lúdicos e criativos para o ensino da matemática
Cursos de matemáticas
A Escola Fundação Itaú oferece cursos gratuitos que apoiam o trabalho do professor no ensino da matemática. Entre as formações disponíveis estão:
- Letramento matemático na educação infantil, que contribui para o planejamento de atividades significativas para as crianças;
- Matemática antirracista, com propostas pedagógicas e avaliativas diversificadas;
- Música e matemática: uma harmonia perfeita, que explora conexões entre as duas áreas por meio de experiências práticas, reflexões teóricas e obras de arte.
Lançada em outubro de 2024, a plataforma reúne mais de 130 cursos sobre educação, arte e cultura, destinados a profissionais de diferentes áreas. Todos os conteúdos são gratuitos e certificados, com opções autoformativas ou síncronas, em aulas ao vivo.