Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Municípios discutem estratégias colaborativas na área da educação

Sétima edição do encontro da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação contou com momento de trocas de experiências entre os participantes


Com o objetivo de discutir meios de potencializar a colaboração entre os municípios que compõem a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, ocorreu na última quarta-feira, 7 de dezembro, a sétima edição do Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

Municípios de três regiões do Brasil participaram do evento que foi transmitido no YouTube, que promoveu trocas de experiências entre os territórios integrantes da Rede. Além dos participantes das redes, estiveram presentes especialistas, profissionais da área e lideranças educacionais. 

Entre os convidados estão a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello, o professor e pós-doutor pela London School of Economics and Political Science, Hironobu Sano, e o secretário municipal de Educação da cidade de Wagner (BA) e liderança do ADE Chapada Diamantina, Ricardo Berbel.

As rodas de conversa foram divididas em quatro temas, sendo que cada uma evidenciou a experiência exitosa da respectiva iniciativa:

Qualidade do Atendimento: abordou o desempenho do COGEMFRI (Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) em relação às iniciativas de busca ativa escolar no território;

Comunicação, Participação e Controle Social: apresentou a relação dos ADEs (Arranjos de Desenvolvimento da Educação) GE4 e GE5 em parceria com o terceiro setor. Na mesma conversa, o ADERA (Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Região dos Açaizais) compartilhou a experiência do diálogo interinstitucional entre as redes municipais e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação;

Gestão Pedagógica: o ADE Norte Gaúcho (RS) divulgou a formação sobre as relações étnico-raciais para o ensino das histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e dos povos indígenas;

Planejamento e Gestão Administrativa: o CIVAP (Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) fez uma apresentação de sua experiência sobre contratações conjuntas de insumos para educação.

Rede de Colaboração Intermunicipal
A Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação surgiu em 2017 com o incentivo do programa Melhoria da Educação, do Itaú Social. É formada por 24 redes que conectam 417 municípios, o que representa 1,5 milhões de matrículas. Atua visando o fortalecimento das iniciativas regionais de colaboração que apoiam as redes municipais de educação na garantia de direitos educacionais, melhorando a qualidade do ensino com equidade, inclusão e diversidade.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.