O recesso escolar de julho se aproxima e, com ele, aumenta, naturalmente, a oportunidade das crianças passarem mais tempo em casa, participando de atividades lúdicas que fortaleçam o laço familiar. Para estimular esse momento de confraternização, o Itaú Social sugere cartilhas de jogos e livros infantis digitais que contribuem para a diversão.
ℹ️ Pesquisa mostra como brincadeiras contribuem para desenvolvimento infantil
A cartilha “Brincadeira em Família”, oferecida pelo Itaú Social, traz 25 opções de atividades que fazem parte da tradição oral brasileira. As sugestões foram pensadas para serem realizadas dentro de casa, mas podem ser adaptadas para outros ambientes. A publicação oferece dicas sobre como a família pode integrar as brincadeiras na rotina diária, incluindo a organização dos espaços para as atividades, a verificação dos materiais necessários e orientações sobre os melhores horários para brincar, garantindo que não interfiram nas refeições ou no sono das crianças.
Confira algumas sugestões:
CADA MACACO NO SEU GALHO
Descrição: É uma espécie de pega-pega, em que o pegador é o “chefe dos macacos” e os outros são “macaquinhos”, que precisam fugir. Os “galhos” são os locais de segurança dos “macaquinhos”, que podem ser algum sofá, cadeira ou banquinho. É importante definir esses móveis com cuidado para evitar acidentes.
BOLA DE GUDE
Descrição: O jogo oferece uma variedade de desafios que podem tornar a brincadeira mais dinâmica, como o “caminhos retos” (jogar a bolinha ao longo de uma linha desenhada no chão); e o “# ou triângulo” (acertar a bolinha do adversário com outra), com o objetivo de tirá-la do local indicado, seja ele triângulo ou “jogo da velha”.
GATO MIA
Descrição: Um esconde-esconde no escuro. Para essa brincadeira, é recomendada a participação de mais de três pessoas. A regra é que todos fiquem no mesmo quarto, com a luz apagada. O pegador é o “caçador” que terá que encontrar os “gatos” a partir do seu miado.
ℹ️ Jogos e brincadeiras são consideradas na educação integral
Se o objetivo é sair de casa, os livros “Brincar e descolonizar: educar para a equidade” e “Catálogo de Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-brasileiras”, disponibilizados gratuitamente na plataforma Anansi, oferecem mais de 100 atividades. Todas elas são inspiradas em tradições brasileiras e de seis países do continente africano, sendo que boa parte delas foram replicadas com estudantes do Recôncavo Baiano, local de origem das publicações. Confira alguma delas:
AMARELINHA
Descrição: Em um espaço aberto, desenhe no chão as casas da amarelinha numeradas de “1” a “10”. Depois, acrescente um semicírculo após a última área e escreva “céu”, em seu interior. Para jogar, o participante deve lançar um objeto na “casa 1” e pular as outras da amarelinha até chegar ao “céu”, sem pisar no local onde está o objeto. Após concluir, o participante lança o objeto na “casa 2” e repete o processo até completar todas as casas.
BALANÇO
Descrição: Para esta brincadeira, um adulto deverá amarrar uma corda em alguma árvore de modo que ela tenha dois lados. Na parte de baixo, coloque uma tábua para fazer um acento. Em seguida, verifique se o brinquedo ficou seguro. No momento da brincadeira, uma criança senta no balanço enquanto a outra empurra.
BANDEIRINHA
Descrição: São organizadas duas equipes com o objetivo de trazer um objeto, chamado de “bandeirinha”, localizado na área adversária para seu campo. Nessa busca, o participante não pode ser tocado pelo time adversário, exceto quando estiver no seu território. Ganha o time que capturar a bandeira adversária.
Literatura Digital
O “Leia com uma criança”, por meio da “Estante Digital”, oferece nove livros digitais gratuitos. Diferente da tiragem impressa ou do e-book, que tem as mesmas características que um livro convencional, os títulos digitais oferecem recursos interativos, como efeitos sonoros, animações e gestos do leitor. Além disso, o programa conta com um catálogo de livros audiovisuais acessíveis, com conteúdos direcionados às pessoas com deficiência e seus responsáveis.
Os familiares interessados em promover o momento de leitura com a criança podem acessar o “Guia para mediação de literatura infantil digital”, desenvolvido pelo Itaú Social. O documento apresenta benefícios da prática e fornece dicas sobre como realizá-la, considerando o ambiente, os recursos necessários, o conhecimento da obra que será apreciada, entre outras.