Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Projetos esportivos incentivam a aprendizagem de crianças e adolescentes

A atividade física contribui com o desenvolvimento emocional e cognitivo dos estudantes. São benefícios que acompanham o jovem durante toda a trajetória escolar


Com o início dos eventos esportivos globais, previstos para ocorrer nos meses de junho a agosto, os jogos e as histórias de atletas ganham maior notoriedade no cotidiano das pessoas. A efervescência do tema pode ser um importante fator para mobilizar as crianças e adolescentes em torno da atividade física na escola.

A utilização do esporte com intencionalidade pedagógica contribui para ensinar às crianças valores relacionados à diversidade étnica, igualdade de gênero, companheirismo, respeito às regras, solidariedade, disciplina e fair play (jogo limpo). São atributos que contribuem para o desenvolvimento humano integrado, como mostra a pesquisa: Artes e Esportes: Relação com desenvolvimento humano integral, realizada pelo Itaú Social em parceria com pesquisadores da Universidade de Cambridge (Inglaterra), divulgada em 2020.

ℹ️ Prática esportiva contribui para o desenvolvimento integral de estudantes

“Dependendo do tipo de esporte praticado, é possível estimular nas crianças espírito de cooperação e inclusão, além de desenvolver habilidades afetivas, psicomotoras e cognitivas. As evidências sugerem que mudanças de caráter emocional em relação ‘aos outros’ não acontecem apenas por uma maior exposição à informação e aos processos cognitivos, mas necessitam envolvimento emocional, o que justamente pode ser oferecido pelo esporte”, afirma Mohwald Grimminger-Seidensticker, um dos autores mencionados pelo estudo.

Desde 2021, o Edital Itaú Esporte, organizado pelo Itaú Social, tem apoiado projetos que conectam as práticas físicas com o ensino. A última edição do fomento ocorreu no ano passado e selecionou 61 iniciativas, alcançando 40 municípios em 15 estados, contemplando todas as regiões do país.

Em alusão à competição internacional de futebol que inicia nesta quarta-feira (20), um dos projetos apoiados pelo edital é o ‘Pazear: Futebol e Educação em Rio Doce’, da organização Lovefútbol Brasil. Entre as partidas organizadas pela iniciativa, as alunas e os alunos debatem temas sensíveis à realidade do território, como enfrentamento ao racismo, igualdade de gênero, acesso à saúde, práticas sustentáveis e mercado de trabalho.

Além da prática física, há projetos que prestigiam outras habilidades. O “Xadrez na Escola”, organizado pela organização “Clube De Xadrez Camelense”, ocorre há mais de três anos em três escolas municipais de Ipojuca (PE). A iniciativa ensina os estudantes as regras do jogo de tabuleiro e a importância da estratégia, além de organizar torneios recreativos para estimular maior engajamento das turmas.

Já no município Novo Progresso (PA), estudantes praticam diferentes modalidades esportivas, como basquete, futsal, handebol e vôlei. As atividades ocorrem dentro das unidades de ensino, no contraturno escolar. Além do esporte, os alunos que apresentam alguma dificuldade na aprendizagem têm aulas de reforço de matemática e língua portuguesa.

Novo edital
Está previsto para o dia 2 de julho de 2024 a nova edição do Edital Itaú Esporte. Os interessados em participar devem indicar projetos aprovados na Lei Federal de Incentivo ao Esporte nas categorias “desporto educacional” ou “desporto de participação”. Para concorrer, as iniciativas precisam estar alinhadas com o conceito de educação integral.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.