Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Projetos ampliam acesso de crianças e adolescentes à educação digital

Iniciativas apoiadas pelo Edital Fundos da Infância e Adolescência oferecem cursos de informática e oficinas de robótica, além de aulas de reforço e estratégias de inclusão de crianças com deficiência


Embora as novas gerações cresçam imersas no universo virtual, o uso consciente e responsável da tecnologia ainda precisa ser incentivado para que crianças e adolescentes possam explorar todo o seu potencial de forma adequada. Esse é o propósito de dois projetos de educação digital em andamento nos municípios de Barreiros (PE) e Boca da Mata (AL), com apoio do Edital FIA (Fundos da Infância e Adolescência), do Itaú Social.

No interior de Pernambuco, a ONG (Organização Não-Governamental) História Viva desenvolve o “Projeto E-Ducação 4.0,” que realiza oficinas de informática para crianças e adolescentes do município de Barreiros, além de orientações sobre segurança digital. As atividades ocorrem nos três turnos diários – manhã, tarde e noite – e incluem aulas de libras e cidadania aberta também aos familiares dos participantes.

ℹ️ Projeto educacional estimula o cuidado com o meio ambiente

“Nosso projeto obteve reconhecimento de moradores do município e de cidades vizinhas, que também costumam utilizar os serviços da organização. Vale ressaltar que as atividades complementares com foco em cidadania são realizadas em horários especiais,  justamente para alcançar o maior número de pessoas possível”, explica Juliana Claudiano, representante da ONG História Viva.

Já em Boca da Mata (AL), o projeto Educação 4.0 oferece oficinas de robótica e jogos digitais educativos para 160 crianças, adolescentes e suas famílias. “As aulas contribuem para a formação profissional e estão alinhadas a conteúdos de educação socioemocional, indo além das habilidades técnicas”, conta Silvia Neves, Presidente do Instituto Girassol, responsável pela iniciativa.

ℹ️ Relatório avalia a implementação da educação digital no Brasil e no mundo

O Instituto também oferece atividades socioeducativas no contraturno escolar, como estímulo ao cuidado emocional, aulas de reforço em língua portuguesa e matemática, orientação para o exercício da cidadania, capacitação profissional e até intercâmbio entre gerações por meio de eventos e espaços de convivência.

As iniciativas fazem parte dos 40 projetos selecionados na edição 2024 do Edital FIA, que destinou R$18,8 milhões para ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Edital FIA 2025
Estão abertas as inscrições para o Edital FIA 2025, que destinará até R$500 mil para a realização de projetos que contribuam com a garantia do direito à educação. As iniciativas devem ser indicadas pelos CMDCAs (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) dos municípios e o cadastro poderá ser feito até o dia 11 de julho, no site do Itaú Social.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.