Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Programa Mentalidades Matemáticas é lançado em Mato Grosso do Sul

Pela primeira vez, a abordagem será realizada com professores de pré-escolas


Os professores da rede pública municipal de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul receberão formação sobre a “Mentalidades Matemáticas” a partir de 2024. O programa é fruto da parceria com o Itaú Social, Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) de Mato Grosso e  Instituto Sidarta. Essa é a primeira vez que a abordagem será oferecida para docentes de pré-escolas.

O “Mentalidades Matemáticas” é uma abordagem pedagógica desenvolvida pela professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA), Jo Boaler, que incentiva discussões colaborativas e valoriza as diferentes maneiras de pensar a disciplina. A iniciativa, agora adaptada para o contexto da pré- escola, considera o conhecimento matemático não como componente isolado, mas conectado com as vivências das crianças.

 ℹ️ Confira a Tecnologia Educacional “Curso de férias: Mentalidades Matemáticas”

“Pensar matematicamente sobre um problema significa desenvolver habilidades de unir, separar, corresponder, somar. São questões que os professores podem usar sistematicamente desde a Educação Infantil, considerando sempre o equilíbrio entre o brincar e o ensinar. Portanto, o programa formativo é uma oportunidade fundamental para capacitar os educadores, não só para garantir o desenvolvimento escolar da criança, mas para contribuir com sua condição humana”, diz Cláudia Sintoni, gerente de implementação do Itaú Social.

O programa inicia ainda em 2023, promovendo apresentações e formações sobre os conceitos da abordagem para gestores e técnicos das secretarias municipais de educação. Após essa etapa serão selecionados os municípios para participar de uma formação com aulas online e presenciais ao longo de 2024.

ℹ️ Confira a experiência dos docentes de Vespasiano (MG) com a Mentalidades Matemáticas

A abordagem vem sendo aplicada desde 2015, por meio de cursos presenciais e online para docentes, grupos de estudos e aplicações em salas de aulas a partir de parcerias com secretarias de Educação. Mais de 11 mil professores do Ensino Fundamental já foram formados em Mentalidades Matemáticas, impactando mais de um milhão de estudantes em cidades como São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL).

Cursos gratuitos
A “Mentalidades Matemáticas” também inspirou a criação de três cursos gratuitos disponíveis no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. As formações podem ser acessadas por professores, gestores públicos e pessoas com interesse em replicar a iniciativa em suas respectivas escolas.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.