O ambiente de formação do Itaú Social, Polo, completa cinco anos neste mês de agosto. Reconhecida internacionalmente como um importante espaço virtual de ensino, a plataforma conquistou a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.
Atualmente, o Polo oferece 81 cursos, todos gratuitos e certificados, desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo da educação. Ao longo dos anos, o site atingiu a marca de mais de 251 mil inscritos e emitiu mais de 184 mil certificados.
A alta procura se justifica pela importância e qualidade da capacitação oferecida aos profissionais dedicados à educação. Pesquisa realizada pelo Itaú Social e Todos pela Educação apontou que, para 65% dos docentes, a formação é considerada mais importante do que a vocação.
ℹ️ Confira a pesquisa de opinião de professores da rede pública de ensino
Atento aos desafios modernos da educação, o Polo apresenta cursos voltados ao uso da tecnologia no ensino, como o “Recursos Educacionais Digitais”. Em relação às vivências em salas de aula, alguns dos exemplos são o “Concepção de alfabetização”, que auxilia os profissionais do ensino no letramento das crianças, e o “A Educação Profissional e Tecnológica e o Ensino Médio”, voltado ao ensino técnico.
A temática racial é mais um aspecto interdisciplinar que permeia toda a educação básica. Neste contexto, a plataforma disponibiliza o curso “Milton Santos: cidadão do mundo e geógrafo das quebradas”, que apresenta a trajetória do pensador brasileiro e suas principais contribuições ligadas à geografia sob a ótica racial. Também são oferecidos o “Equidade Educacional: compreender para garantir” e a “Tecnologia educacional – Gestão da educação para a equidade racial”.
ℹ️ Confira a história de professores cursistas do Polo
Os cursos mais procurados são voltados à leitura, sendo eles o “Infância e leitura” e “Leitura para bebês”, com mais de 45 mil e 33 mil inscrições, respectivamente. Outros temas que estão entre os dez mais buscados na plataforma são “As múltiplas formas de aprender das crianças”, com doze mil cadastros, “Acolhimento e Clima Escolar” e “Pensando matematicamente”, ambos com quatro mil.
As formações oferecidas pelo Polo são autoformativas, ou seja, o cursista pode realizar seus estudos a qualquer momento do dia.