O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, alcançou a marca de 160 mil cadastrados em 2022. A plataforma possui um pouco mais de três anos de atividade e oferece 61 cursos gratuitos para docentes, gestores de educação e representantes de organizações da sociedade civil, tendo emitido mais de 106 mil certificados.
Cada cursista conclui uma média de 2,3 formações. Esse resultado ocorre em virtude da qualidade dos conteúdos oferecidos pelo Polo, além da navegação que incentiva com que os inscritos aproveitem mais os conteúdos disponibilizados na plataforma.
A participação das mulheres também chama atenção, já que nove a cada dez inscritos são do sexo feminino. Uma dessas participantes é a professora Sueli de Souza, que realizou o curso Mediação de Literatura Infantil Digital, recém inserido no Polo.
“No novo modelo de interação tecnológica é imprescindível o uso dos meios digitais em sala de aula. O uso destas ferramentas auxiliam e despertam o interesse do aluno pelo aprender, pela busca de conhecimentos”, explica a docente.
As preferências dos cadastrados na plataforma são pelos cursos de mediação de leitura para crianças, adolescentes e jovens, que registram cerca de 70 mil acessos. Confira as formações mais procuradas:
- Infância e leitura: promover a reflexão sobre literatura e leitura para as crianças como criação de vínculo e acesso à cultura e à educação desde a primeira infância;
- Leitura para bebês: contribuir para que educadores leiam em voz alta e promovam situações em que bebês e crianças bem pequenas explorem os livros livremente, para que se familiarizem e desenvolvam o interesse pela leitura e a habilidade de escuta;
- Letramento matemático na educação infantil: refletir sobre o papel da matemática na Educação Infantil, saber planejar e propor experiências significativas, com intencionalidade didática e respeitando o modo de ser e de aprender das crianças pequenas, sem antecipar os processos do Ensino Fundamental;
- Experiência e protagonismo: a BNCC na educação infantil: incentivar educadores a valorizar a experiência e o protagonismo das crianças na Educação Infantil, esclarecer concepções e práticas alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e informar sobre novas pesquisas e teorias da área;
- Avaliações externas e Aprendizagem: ampliar a compreensão sobre os propósitos das principais avaliações externas realizadas atualmente e a importância de seus resultados para repensar e proporcionar condições que assegurem o processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes.
Polo
O Polo também disponibiliza uma biblioteca de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias. Conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores no setor, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.
Em agosto, a iniciativa recebeu a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.