Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Polo alcança a marca de 200 mil cadastrados

O ambiente de formação tem recebido, em média, 200 cadastros por dia, sendo a maioria deles de professores da rede pública


O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, alcançou 200 mil cadastros neste mês de junho, cuja maioria  é formada por docentes da rede pública. A plataforma oferece mais de 62 cursos gratuitos; o mais procurado da grade é o de mediação de leitura, com mais de 70 mil acessos.

Cada cursista da plataforma realiza uma média de 2,3 cursos. Os mais buscados são Infância e leitura e Leitura para bebês, mais de 39 mil e 27 mil inscrições, respectivamente. As demais preferências são Coordenador Pedagógico como Formador, Letramento Matemático na Educação InfantilExperiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil. Ao todo, foram emitidos mais de 135 mil certificados.

“Somente em 2023, o Polo recebeu mais de 30 mil inscrições, o que equivale a 200 cadastrados por dia, o dobro do que era registrado no ano anterior. Esses números mostram que os desafios do ensino são constantes e quem está na linha de frente precisa de apoio”, argumenta Cláudia Petri, coordenadora de Desenvolvimentos e Soluções do Itaú Social.

A busca por experiências bem-sucedidas e oportunidades de aprendizagem é uma tendência entre professores interessados em atualização profissional. Isso pode ser justificado por meio da pesquisa de opinião realizada pelo Itaú Social, Todos Pela Educação e Instituto Península e Profissão Docente, a qual aponta que 81% dos docentes não se sentem preparados após concluírem o ensino superior. 

ℹ️ 84% afirmam que cursos presenciais preparam mais os professores

Em relação às formações continuadas oferecidas pelas secretarias de Educação, quase a metade (48%) responderam que elas sempre contribuem para melhorar o desempenho em sala de aula. No entanto, apenas 37% dos entrevistados afirmaram que recebem formação sobre temas como Educação Inclusiva e Diversidade, que engloba as relações étnico-raciais.

Reconhecimento
Prestes a completar quatro anos, a plataforma tem sido reconhecida por profissionais de educação e do terceiro setor, conquistando a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “ Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.

Polo
O Polo também disponibiliza uma biblioteca de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias. Conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores no setor, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.