Um dos maiores desafios das redes de ensino é ampliar a oferta de educação integral para crianças e adolescentes, conforme pesquisa Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino. Neste Dia da Escola, celebrado em 15 de março, o Itaú Social destaca projetos sociais que integram atividades culturais, esportivas e educativas com as escolas do território, promovendo um ensino mais conectado com as comunidades.
De acordo com o estudo realizado entre Itaú Social e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), os gestores municipais enfrentam ‘muita dificuldade’ para ampliar a oferta de educação integral. Segundo os entrevistados, os principais obstáculos são a falta “recursos financeiros” e “infraestrutura física”, 61,9% e 60,4%, respectivamente.
ℹ️ Famílias consideram educação como prioridade para os novos governos, diz pesquisa
Algumas escolas e redes de ensino têm buscado alternativas para fortalecer a educação integral por meio de parcerias com o território. Um exemplo é o projeto “O Direito à Aprendizagem na Cultura da Diversidade”, realizado no município de Beberibe (CE). A iniciativa foi uma das selecionadas pelo Edital FIA (Fundos da Infâncias e da Adolescência) 2024, do Itaú Social, e atuará em cinco escolas da região, incluindo duas localizadas em comunidades tradicionais dos povos originários.
“Nossa expectativa é que o público supere as dificuldades em leitura e escrita por meio do fortalecimento de suas identidades culturais, valorizando suas raízes ancestrais, promovendo a autoestima, a autoconfiança, a socialização e a convivência entre grupos”, explica Lucelena Honorato de Lima, coordenadora do projeto. “Além disso, incentivamos a participação das famílias para que se tornem parceiras no processo de aprendizagem das crianças e no apoio aos profissionais”, finaliza.
ℹ️ Edital FIA de 2024 seleciona 40 projetos de educação
A iniciativa contará com três ações:
- Oferta de literatura e oralidade afro-indígena, com oficinas de canto, dança e toque de instrumentos;
- Promoção de atividades desportivas, incluindo jogos de tabuleiro;
- Criação do “Observatório dos Direitos Humanos da Infância”, que será responsável por acompanhar e realizar possíveis intervenções que promovam a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Outras práticas
Em São Paulo, a rede municipal de educação realizou movimento semelhante ao estimular que escolas tenham mais contato com as organizações sociais do território. Os “Guias de Potenciais Educativos dos Territórios”, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Itaú Social, e disponíveis no site da Prefeitura de São Paulo, propõe uma abordagem que facilita a implementação desse modelo, incentivando articulações com os equipamentos da saúde, cultura, esporte e terceiro setor.
ℹ️ Confira a nota técnica do Itaú Social sobre o programa de Escola em Tempo Integral
Educação Integral como prioridade
A educação em tempo integral é vista como a principal prioridade para as gestões de ensino municipal, como mostra a pesquisa “Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal”. Segundo o levantamento, o modelo é essencial para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, como a promoção de habilidades de relacionamento, a expressão de emoções e a motivação para o futuro.