A Educação Integral vai além da sala de aula, ela propõe repensar os currículos escolares com o objetivo de focar no desenvolvimento pleno de estudantes em todas as suas dimensões: afetiva, cognitiva, cultural, física e social. Com o objetivo de criar novas oportunidades para identificar e responder às vulnerabilidades sociais de crianças e adolescentes, a Escola Fundação Itaú lançou o curso “Educação Integral e Assistência Social: conexões e redes de direitos”.
“A atuação intersetorial é essencial para que a escola e os serviços sociais não caminhem de maneira isolada. Essa sinergia aponta para o fortalecimento da rede de proteção e do diálogo constante, com um fluxo de informações que permita a criação de planos de ação conjuntos que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes”, explica a gerente de desenvolvimento e soluções do Itaú Social, Sonia Dias.
ℹ️ Confira o especial do Itaú Social sobre educação integral
O curso é uma parceria do Itaú Social com Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) e Lab Social, e está dividido em dois módulos, com duração de dez horas. A modalidade é autoformativa e destinada a profissionais da Educação e da Assistência Social. Confira os temas abordados e seus objetivos gerais de aprendizagem:
Módulo 1 – Como a Assistência Social pode contribuir para uma Educação Integral?
Objetivo geral: discutir a abordagem da interseção entre a Educação Integral e a Assistência Social, com foco nos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Módulo 2 – Integralidade da proteção em direitos humanos e a intersetorialidade da Educação com a Assistência Social
Objetivo geral: aprimorar conhecimentos fundamentais sobre direitos humanos e conhecer exemplos práticos e metodologias aplicáveis que fomentem atuações intersetoriais, entre Educação e Assistência Social, e parcerias multissetoriais.
ℹ️ Guias aproximam educação integral da realidade dos territórios
No decorrer da formação, os módulos irão debater a prevenção do trabalho infantil, o papel estratégico da Assistência Social na garantia de direitos, tecnologias sociais com potencial para atuação em rede e ferramentas para aumentar a proteção das crianças e adolescentes. Além disso, também destacam os direitos humanos na visão contemporânea e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e sua territorialização, apontando caminhos para acelerar sua implementação no Brasil.
Escola Fundação Itaú
A Escola Fundação Itaú é resultado de uma integração entre a Escola Itaú Cultural e o Polo, ambiente de formação do Itaú Social. A plataforma reúne mais de 130 cursos sobre educação, arte e cultura destinados a profissionais de diferentes áreas, com a proposta de facilitar o acesso aos conteúdos educacionais oferecidos pela Fundação Itaú. Os cursos são gratuitos, certificados e com opções autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo.
Serviço
Curso “Educação Integral e Assistência Social: conexões e redes de direitos”
Público: profissionais da Educação e da Assistência Social
Inscrição: Gratuita
Link: plataforma da Escola Fundação Itaú
Certificação: Sim
Duração: 10 horas