A parceria entre comunidade e escola é uma das estratégias destacadas pela BNCC (Base Nacional Comum-Curricular) para potencializar o desenvolvimento dos estudantes, além de melhorar o clima escolar. A prática ganha força em celebrações como o Dia Nacional da Família na Escola (22) e já é implementada pela maioria das redes de ensino no Brasil.
ℹ️ 87% dos responsáveis pelos alunos têm interesse em participar das ações escolares
A pesquisa “Opinião das Famílias: percepções e contribuições para a educação municipal”, encomendada pela Fundação Itaú e Todos Pela Educação, revelou que 92% dos responsáveis afirmam receber incentivo para participar das atividades escolares. O índice supera outras práticas realizadas pelas instituições de ensino, como a oferta de um ambiente seguro (78%) e uma merenda escolar de qualidade (77%).
ℹ️ Escola é ponto de convergência de professores, estudantes e familiares
No entanto, gestores educacionais identificam desafios recorrentes que dificultam a presença das famílias na escola. Entre as justificativas mais mencionadas estão a falta de tempo, a sensação de não pertencimento dos responsáveis com a instituição de ensino e a percepção de que eles são convidados apenas para tratar de problemas.
Essas conclusões fazem parte do levantamento da série “Pesquisas sobre Relação Família Escola”, divulgada em 2019, pelo Itaú Social, Todos Pela Educação, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Segundo o estudo, 85% das redes estaduais e 75% das municipais reconhecem que a participação das famílias melhora o desempenho do aluno.
ℹ️ Professora Telma comenta a importância dos laços da escola com a comunidade
O documento também mostra alternativas para aproximar as famílias da escola, como:
- Criação de espaços de diálogo, como reuniões e encontros com dias e horários da preferência dos responsáveis;
- Mudança na abordagem que valorize aspectos positivos do estudante;
- Orientações práticas para contribuir com a trajetória escolar do aluno;
- Melhora no ambiente, por meio da integração entre funcionários, cultivo de uma cultura de solidariedade, entre outras ações.
Comunidade e Escola
Alguns municípios já transformaram essa parceria em política pública. Em São Paulo (SP), a Secretária Municipal de Educação, em parceria com o Itaú Social, lançou os “Guias de Potenciais Educativos dos Territórios”, que orientam como as instituições de ensino podem ampliar a oferta de educação integral considerando a cultura do território e a participação da comunidade escolar.
Já em Paulista (PE), a organização Avante e o Itaú Social realizaram uma série de ações para auxiliar gestores a incentivar o envolvimento de mães e pais na rotina escolar. Uma das ações foi a mudança nos formatos das reuniões com os responsáveis, que passaram a incluir debates sobre formação docente e práticas pedagógicas.
A iniciativa realizada em Pernambuco foi adaptada em formato de curso e disponibilizada gratuitamente na Escola Fundação Itaú. A formação é certificada, tem carga horária de 20 horas e é indicada para gestores e técnicos das secretarias de Educação.