O Itaú Social recebe com pesar a notícia do falecimento da professora emérita da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Magda Becker Soares, ocorrido na madrugada deste domingo, 1º de janeiro.
Trata-se de um dos nomes mais potentes do campo da alfabetização e letramento no Brasil. Com doutorado em Educação, título de Livre-Docência e graduação em Letras Neolatinas, ambos pela UFMG, Soares foi uma das idealizadoras da FaE (Faculdade de Educação) da UFMG e criadora, em 1990, do Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita) da mesma instituição. Em 2017, venceu o Prêmio Jabuti na categoria educação e pedagogia, por meio da obra “Alfabetização: A Questão dos Métodos”, lançada em 2016 pela Editora Contexto.
Em seu livro “Linguagem e Escola: Uma Perspectiva Social”, publicado ainda na década de 1970, Magda evidencia sua convicção de que a escola deveria potencializar sua capacidade de ser um ambiente voltado para a luta contra a desigualdade e repensar seu papel na sociedade, contribuindo para uma mudança significativa da estrutura social.
A educadora deixa um legado de 12 publicações: Comunicação em Língua Portuguesa, 1975; Técnica de Redação: As Articulações Linguísticas como Técnica de Pensamento, 1978; Travessia: Tentativa de Um Discurso da Ideologia, 1982; Alfabetização no Brasil: O Estado do Conhecimento, 1989; Português Através de Textos, 1990; Metamemória, Memórias: Travessia de uma Educadora, 1991; Avaliação de Letramento e suas Implicações para Medição Estatística, 1992; Letramento: Um Tema em Três Gêneros, 1998; Alfabetização, 2001; Português: Uma Proposta para o Letramento, 2002; Alfabetização: A Questão dos Métodos, 2017; Alfaletrar: Toda Criança Pode Aprender a Ler e a Escrever, 2020.
Por toda a sua contribuição no âmbito da educação, sempre em diálogo estreito com a missão do Itaú Social de buscar e oportunizar a aquisição dos conhecimentos e habilidades capazes de instrumentalizar a participação no processo de transformação social, manifestamos nossos profundos sentimentos e nossa solidariedade à família e amigos da brilhante educadora.