Na próxima quinta-feira (14) é celebrado o Dia Internacional da Doação de Livros, prática que o Itaú Social promove há 14 anos por meio do “Leia com uma criança”. A última edição da iniciativa distribuiu gratuitamente um milhão de livros infantis para creches e pré-escolas das redes municipais de ensino das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
O estímulo da escola em prol da literatura é uma das orientações listadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sob o argumento de que a prática amplia o repertório cultural dos estudantes. Apesar da recomendação, 55% das Instituições de Educação Infantil ainda não promovem mediação de leitura com as crianças.
O resultado faz parte da pesquisa “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: Um retrato pós-BNCC”, realizada pelo LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social), em parceria com o Itaú Social e a FMCSV (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal). O estudo mostra também que 83% das turmas dispõe de livros de histórias, mas apenas 10% permitem o livre acesso das crianças aos títulos.
ℹ️ Nota técnica avalia o cenário da Educação Infantil no país
O baixo desempenho dos estudantes na leitura foi um dos aspectos que chamaram a atenção no último Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante), organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O documento revela que 50% dos estudantes brasileiros conseguem identificar apenas a ideia principal em um texto de tamanho moderado.
Participação da família
Mesmo com o incentivo à leitura nas escolas, a participação da família é fundamental para despertar o interesse da criança pela literatura, contribuindo com seu desenvolvimento até a formação acadêmica. “O envolvimento dos pais nos primeiros anos da educação básica influencia significativamente no hábito de leitura dos filhos, reduzindo também no índice de repetência até o último ano do Ensino Fundamental”, diz o relatório “Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância”, do Itaú Social.
A maioria das redes de ensino reconhecem essa relevância da interação, mães, pais ou responsáveis com seus filhos por meio da literatura. A “10ª onda da pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e seus familiares” aponta que sete em cada dez estudantes (69%), em fase de alfabetização, costumam levar materiais de leitura para casa.
Leia com uma criança
Iniciado em 2010, o “Leia com uma criança” (antes chamado de “Leia para uma criança”) foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a leitura do adulto ao lado da criança para reforçar o vínculo familiar e estimular a participação ativa dos pais na educação dos filhos desde a primeira infância.