Na última quarta-feira (17), a live “Educação Integral em Tempo Integral” marcou o lançamento da publicação “Material de Apoio à Formulação e Implementação de Políticas Municipais de Educação Integral em Tempo Integral”. O material visa apoiar o trabalho dos educadores, gestores escolares e secretarias municipais de Educação na implementação da modalidade. O vídeo do evento está disponível no YouTube.
O encontro contou com a participação de Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social, e Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral no MEC (Ministério da Educação). Organizado pelo Centro de Referências em Educação Integral, teve também a presença do gestor da instituição, Fernando Mendes.
ℹ️ Itaú Social disponibiliza especial para contribuir com a implementação da educação integral
“A implementação do modelo de escola integral exige diferentes planejamentos que envolvem diagnóstico, infraestrutura, recursos humanos, disciplinas, escuta de funcionários e da comunidade local e a intersetorialidade, que podem trazer oportunidades de enriquecimento do currículo e de circulação do estudante no território”, diz Patricia durante o debate.
O livro digital apresenta dez seções, sendo que cada uma delas aborda um aspecto teórico e prático sobre a equidade na educação e no ensino integral, levando em conta desde a ampliação da jornada de aula até as diferentes formas de aprendizagem. Entre os assuntos destacados no documento estão ampliação de matrículas, capacitação para professores, currículo pedagógico, planejamento e monitoramento, entre outros.
O último Censo Escolar mostrou que a oferta de escolas em tempo integral no Brasil tem crescido, sendo que o Ensino Fundamental foi a etapa que registrou maior aumento, de 14,4% para 17,5% em apenas um ano (2022 para 2023). Considerando toda a Educação Básica, em 2019, a taxa de estudantes matriculados nessas escolas era de 14,9%. Já em 2023, o índice chegou a 21%.
Em julho de 2023, o MEC lançou a iniciativa “Escola em Tempo Integral”. Para contribuir com o melhor desempenho do programa, o Itaú Social divulgou uma nota técnica que aponta recomendações sobre a aplicação e continuidade desse modelo escolar, experiências exitosas e cuidado com os estudantes mais vulneráveis.
Sobre o documento
O “Material de Apoio à Formulação e Implementação de Políticas Municipais de Educação Integral em Tempo Integral” é uma iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral, em diálogo com o MEC e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação) e apoio do Itaú Social.