A profissão docente é considerada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) como uma das mais estressantes globalmente. No Brasil, esse desafio é intensificado, impactando diretamente a saúde dos profissionais. Pensando na importância de refletir e agir sobre o bem-estar das educadoras e dos educadores, o Itaú Social lança o curso “Ame sua mente: bem-estar docente”.
ℹ️ Saúde mental da comunidade escolar uma prioridade para as secretarias de Educação
O curso se baseia na concepção de saúde definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que evoluiu para condições fundamentais, como saúde física, apoio social e condições de vida. Hoje, o conceito engloba também os aspectos emocionais e sociais que afetam as pessoas. Os conteúdos refletem essa visão, oferecendo ferramentas sobre autoconhecimento e autocuidado – duas competências que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) preconiza para o desenvolvimento ao longo da vida.
Os dados da pesquisa TALIS (Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem) 2024, realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e divulgada em outubro, revelam que:
- O trabalho afeta mais intensamente a saúde mental e física dos professores brasileiros em comparação com a média dos países da OCDE.
- 16,5% dos professores brasileiros reportam um impacto muito negativo do trabalho em sua saúde mental, uma taxa significativamente mais alta que a média da OCDE (10%).
- A porcentagem de professores que se dizem muito estressados com o trabalho aumentou sete pontos percentuais desde 2018.
ℹ️ Famílias alertam sobre a importância da escola em lidar com a saúde mental
Por meio da parceria entre Itaú Social e Instituto Ame Sua Mente, conhecido por desenvolver projetos pautados em pesquisas científicas e com foco na promoção da saúde mental, redução do estigma e prevenção de transtornos, o curso, gratuito e certificado, chegará a professores de todo o Brasil pela plataforma da Escola Fundação Itaú.
Sobre a Escola Fundação Itaú
Em 2025, a Escola Fundação Itaú, plataforma de cursos livres e gratuitos de arte, cultura e educação, está completando um ano de existência. Neste período, foram disponibilizados 140 cursos autoformativos, 18 cursos mediados e 11 de pós-graduação e criadas mais de 10 mil aulas. A plataforma recebeu quase 100 mil inscrições nos cursos e emitiu mais de 24 mil certificados de conclusão. No total, mais de 380 mil alunos estão cadastrados na escola.
Serviço
Curso “Ame sua Mente: bem-estar docente”
Público: Docentes e educadores em geral
Inscrição: Gratuita
Link: https://fundacaoitau.org.br/escola/autoformativos/ame-sua-mente-bem-estar-docente
Certificação: Sim
Duração: 4 horas