Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Itaú Social lança caderno com projetos educacionais notáveis com abordagem STEAM

Ação contou com a parceria do Instituto Catalisador e coletou 240 relatos provenientes de todas as regiões do país, sendo que metade das práticas são focadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental


O Itaú Social, em parceria com o Instituto Catalisador, lançou o “Caderno de Inspirações – Práticas STEAM” e “Mapeamento de Práticas STEAM no Ensino Fundamental Anos Finais“, que detalha projetos inspiradores de diferentes regiões do Brasil. As publicações digitais têm o objetivo de apoiar educadores, oferecendo propostas pedagógicas bem-sucedidas e adaptáveis às realidades locais, com base na abordagem interdisciplinar STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

A iniciativa teve origem de um mapeamento iniciado em fevereiro de 2024, estruturado em cinco etapas, que resultou na coleta de 240 relatos de experiências pedagógicas de todas as regiões do país. Desse número, metade (121) são práticas voltadas aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

ℹ️ Estudantes desejam escolas mais próximas de sua realidade

O caderno digital também possui recomendações baseadas nas melhores experiências, evidências do impacto positivo no engajamento e desenvolvimento de habilidades dos alunos, além de ferramentas para planejamento e avaliação de novas iniciativas.

As práticas variaram de ações simples e acessíveis até as mais complexas, todas com o objetivo comum de promover um aprendizado envolvente e significativo. Entre os exemplos está o projeto “A arte de aprender”, que envolveu 70 alunos do Ensino Fundamental de São Paulo (SP) em atividades criativas e interdisciplinares.

ℹ️ Escolas do Rio de Janeiro utilizam abordagem STEAM

A iniciativa é realizada no contraturno escolar desde 2018 e teve o objetivo de estimular os estudantes a pesquisarem, experimentarem e criarem protótipos de robôs funcionais para serem apresentados em eventos. De acordo com a professora Leopoldina Alves da Silva Neta Berthault, idealizadora do projeto, a ação contribuiu para garantir maior engajamento dos adolescentes nas atividades escolares. 

Outra proposta listada no caderno é o projeto “ConsCIÊNCIA”, realizado em Marabá (PA) pelo professor Daniel Oliveira da Silva, e que envolveu 100 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A proposta incluiu ações ambientais como hortas escolares, compostagem, produção de sabão a partir de óleo reciclado e mutirões de limpeza. Segundo o docente, as práticas sustentáveis foram incorporadas também pelas famílias, ampliando o impacto positivo na comunidade e contribuindo para a redução de danos ambientais, como o descarte inadequado de óleo nos rios.

Sobre o STEAM
A metodologia STEAM é uma abordagem educacional que reúne as disciplinas de maneira interdisciplinar e prática. Ela foi desenvolvida com o objetivo de preparar os estudantes para os desafios do século XXI. Entre as habilidades exigidas destacam-se a resolução de problemas, estímulo ao pensamento crítico, manifestação criativa, colaboração e comunicação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.