A Fundação Itaú, por meio do Itaú social e do Itaú Educação e Trabalho, organizará dois painéis para debater modelos de avaliação na educação básica e experiências territoriais em escolas de Ipojuca (PE) e de Açailândia (MA). Os debates serão transmitidos nos dias 5 e 6 de junho pelo canal do YouTube do Itaú Social. As duas iniciativas compõem uma série com mais de 370 atividades promovidas pela “Semana da Avaliação gLocal”, realizada entre os dias 3 e 7 de junho.
O evento apresentará modelos de monitoramento e avaliação, além de compartilhar experiências regionais bem sucedidas em diferentes países, como Estados Unidos, México, Senegal, Canadá, Chile, China, Espanha, entre outros. A proposta é estimular atores locais a promoverem projetos sociais e educacionais com base em evidências científicas e empíricas.
A iniciativa é organizada pelo GEI (Global Evaluation Initiative), em parceria com organizações e institutos territoriais. O tema da edição deste ano é “Avaliação e Mudança Transformacional: Equilibrando Ambição e Realismo”, que contará com palestras, apresentações, mesas de debates, workshops e cursos. As atividades são divididas em três módulos: Desenvolvimento de capacidades de avaliação; Comunicação e uso da avaliação; e Métodos de avaliação.
Sobre os eventos
O Itaú Social participa da semana de atividades organizando o debate “Como ampliar e fortalecer as vozes da educação pública por meio do uso de rubricas em avaliações formativas”, transmitido no dia 5 de junho, às 11 horas, pelo YouTube. O diálogo terá a participação de Fernanda Seidel, gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Rayssa Deps Bolelli, analista sênior de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Carla Christine Chiamareli, gerente de Gestão de Conhecimento no Itaú Educação e Trabalho, e Raquel Sobral Nonato, coordenadora de Gestão de Conhecimento no Itaú Educação e Trabalho.
Os sistemas de rubricas permitem aferir atores de forma mais aprofundada sob a ótica da gestão educacional, o que pode influenciar a implementação de políticas públicas, como descreve o evento. Na atividade, serão mostrados dois casos de utilização desse modelo para avaliação de programas de ensino:
- Primeiro caso: o projeto intitulado “Rubricas de Maturidade para a PEEPT (Política Estadual de Educação e Treinamento Técnico e Profissional)” apresenta uma abordagem para analisar o desenvolvimento e a execução de um determinado plano. Um aspecto central desse caso é a construção participativa da metodologia, que envolveu gestores de diferentes áreas. Isso permitiu que cada sistema educativo apreciasse o grau de maturidade da sua PEEPT em diferentes dimensões.
- Segundo caso: mostra a possibilidade de conciliar uma “avaliação formativa” da gestão da Educação com uma “avaliação de impacto”. Para tanto, foram desenvolvidos instrumentos baseados em rubricas para medir o grau de qualidade da gestão educacional, os mesmos utilizados para realizar a avaliação externa.
O outro evento organizado pelo Itaú Social é o “Avaliação de práticas de gestão escolar e o uso formativo pelas redes de ensino”, que apresentará experiências de diagnósticos desenvolvidos em Ipojuca (PE) e Açailândia (MA). A exposição das duas cidades serão debatidas por especialistas e exibidas no YouTube no dia 6 de junho, às 14 horas.
Participarão da conversa Fernanda Seidel, além do professor de Economia da USP (Universidade de São Paulo) Luis Meloni, e as representantes dos dois municípios: Iêda Alves da Silva Mariano, diretora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação de Ipojuca, e Karla Janys, secretária Municipal de Educação de Açailândia. A mediação do diálogo será feita por Juliana Cristofani, analista de Avaliação e Prospecção do Itaú Social.
Serviço
Painel: “Como ampliar e fortalecer as vozes da educação pública por meio do uso de rubricas em avaliações formativas”
Quando: 5 de junho, quarta-feira, às 11 horas
Transmissão: canal do YouTube do Itaú Social
Painel: “Avaliação de práticas de gestão escolar e o uso formativo pelas redes de ensino”
Quando: 6 de junho, quinta-feira, às 14 horas
Transmissão: canal do YouTube do Itaú Social