Abril é tradicionalmente um mês que contém diversas celebrações à literatura, com datas como o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04). O objetivo das datas comemorativas é de estimular o hábito de leitura entre crianças, jovens e adultos, o que contribuiu para que o consumo literário se consolidasse como a quarta prática cultural mais frequente nos lares brasileiros.
ℹ️ Leitura amplia o repertório cultural e fortalece o vínculo familiar
A 5ª edição da pesquisa Hábitos Culturais, realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Fundação Itaú, mostrou que 77% dos entrevistados declararam ler livros impressos em casa. O levantamento destaca atividades como ouvir música, com 87%, e assistir novelas e filmes no streaming, com 86% e 79%, respectivamente.
A pesquisa também revelou que a leitura de livros cresceu de 42% para 52% entre 2023 e 2024, estabelecendo preferência pelo formato impresso em detrimento ao digital. No mesmo intervalo, o consumo de obras digitais caiu de 42% para 36%, enquanto as visitas às bibliotecas subiram de 14% para 21%.
ℹ️ Bibliotecas permanecem como espaço relevante para leitores
Livros na escola
No ambiente escolar, a mediação de leitura é a quinta prática mais frequente, com 7% das menções. As atividades culturais mais recorrentes nas escolas são as celebrações de festas típicas – como Carnaval, Festa Junina e Páscoa – com 24%, seguido de apresentações teatrais (15%), atividades esportivas (12%) e de dança (11%).
ℹ️ Confira cinco indicações de livros infantis para sala de aula
Outro dado relevante vem da pesquisa “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um Retrato pós-BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, que alerta para a baixa frequência de mediações de leitura na Educação Infantil. Apenas 45% das turmas realizam esse tipo de atividade, sendo que 5% delas ocorrem sem planejamento pedagógico adequado.
Opção de formação
Com o objetivo de apoiar professores na promoção da leitura em sala de aula, a Escola Fundação Itaú oferece cursos gratuitos e certificados voltados à mediação de livros literários. As formações são divididas conforme a faixa etária dos estudantes e oferecem estratégias de como o educador pode desenvolver a atividade, considerando a seleção do livro, a preparação da turma, e conduzir a leitura de forma envolvente e significativa.
Leitura para bebês
Duração: Dez horas
Descrição: contribuir para que educadores promovam situações em que bebês e crianças pequenas explorem os livros livremente, desenvolvendo o interesse pela leitura e a habilidade de escuta.
Infâncias e leituras
Duração: 20 horas
Descrição: promover a reflexão sobre literatura e leitura para as crianças, como a criação de vínculo e acesso à cultura e à educação desde a primeira infância, além de orientar sobre práticas de mediação de leitura e critérios de seleção de publicações para uma biblioteca.
Mediação de leitura para a juventude
Duração: dez horas
Descrição: apoiar o trabalho de mediadores na implementação de ações de promoção da leitura para jovens, fortalecendo a mediação que promove e reconhece o protagonismo juvenil.