Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Frente Parlamentar Mista da Educação organiza ato em defesa da permanência dos estudantes na escola

Evento ocorrerá na Câmara dos Deputados no dia 20 de março e abordará aspectos relacionados à trajetória escolar


Na próxima quarta-feira (20) ocorrerá o “Ato em Defesa da Permanência Escolar: Indicador de Trajetórias na Educação Básica”, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento é organizado pela FPME (Frente Parlamentar Mista da Educação), com início agendado para às 14 horas.

O ato reunirá parlamentares, especialistas e interessados, que terão a oportunidade de debater aspectos que impactam diretamente a qualidade da educação, sob o enfoque da garantia do direito ao ensino e das trajetórias escolares interrompidas, quando ocorrem intercorrências como abandono, evasão ou reprovação.

Estarão presentes  Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social; Anna Montini, gerente do Observatório da Fundação Itaú e Esmeralda Macana, coordenadora do Observatório da Fundação Itaú. Entre as autoridades políticas confirmadas estão o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB-AL); a deputada federal e professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP); a deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) e a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). 

Trajetórias Escolares
No mesmo dia ocorrerá o lançamento do estudo “A permanência escolar importa: Indicador de Trajetórias Educacionais“, realizado de maneira inédita pela Fundação Itaú, em parceria com os pesquisadores Chico Soares, Izabel Costa da Fonseca, Clarissa Guimarães e Maria Teresa Gonzaga Alves.

ℹ️ Trajetória de ensino regular é uma das prioridades da comunidade escolar

O estudo foi construído a partir de dados do Banco Longitudinal do Censo Escolar, permitindo analisar a população nascida entre 2000 e 2005 (hoje na faixa etária entre 19 e 24 anos), acompanhada no intervalo de doze anos (2007 a 2019). Essa proposta de análise é uma possibilidade de apresentar o conjunto das trajetórias ao longo de toda a vida escolar do estudante, indo além do diagnóstico do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que retrata o cenário a cada dois anos, ou mesmo do Censo Escolar, realizado anualmente. 

Sobre a FPME
Formada em abril de 2019, a FPME é composta por 312 deputados federais e 42 senadores. É destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, a discussão e o aprimoramento da legislação brasileira e de políticas públicas nacionais em torno de uma Educação Básica de qualidade para as crianças, jovens e adultos.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.