No dia 5 de novembro, quarta-feira, é celebrado o Dia Nacional da Língua Portuguesa, data criada para valorizar o principal meio pelo qual os brasileiros se comunicam e se relacionam. Essa relevância também é reconhecida por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que afirmam considerar o domínio da linguagem essencial para o próprio desenvolvimento.
ℹ️ Relatório dá a voz para 2,3 milhões de estudantes e aponta desafios aos Anos Finais do Fundamental
O Relatório Nacional da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas mostrou que a Língua Portuguesa — assim como as disciplinas tradicionais de Matemática e Ciências Humanas e da Natureza — é considerada essencial para 48% dos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Entre os alunos do 8º e 9º anos, o percentual é um pouco menor: 38%.
Os adolescentes também valorizam a metodologia adotada pelos professores. Segundo o relatório, as atividades práticas — com foco em projetos “mão na massa” — lideram as preferências em relação à abordagem docente, sendo mencionadas por 37% dos estudantes mais novos e por 34% dos mais velhos.
ℹ️ Roteiros apoiam planos para tornar escolas mais acolhedoras às adolescências
Com o objetivo de conciliar a aprendizagem da Língua Portuguesa com atividades práticas, o Itaú Social, por meio da Escola Fundação Itaú, oferece o curso “Tecnologia educacional – Formação docente em Língua Portuguesa”. A formação é gratuita, tem 20 horas de duração, é certificada e autoformativa, o que permite ao participante estudar conforme sua disponibilidade de tempo.
O curso busca aperfeiçoar e ampliar os conhecimentos dos professores a partir de uma proposta pedagógica colaborativa, que considera os desafios das redes de ensino e as necessidades dos estudantes.
Sobre o relatório
O relatório da Escuta das Adolescências foi desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação), com apoio do Itaú Social, e contou com a participação de mais de 500 mil estudantes dessa etapa. O objetivo foi revelar as percepções dos alunos sobre a estrutura atual de ensino e as práticas que podem fortalecer a conexão da escola com a vida cotidiana, valorizar as relações humanas e inspirar o futuro da educação.
Escola Fundação Itaú
Em outubro, a Escola Fundação Itaú, plataforma de cursos livres e gratuitos de arte, cultura e educação, completou um ano de existência. Neste período, foram disponibilizados 140 cursos autoformativos, 18 cursos mediados e 11 de pós-graduação e criadas mais de 10 mil aulas. A plataforma recebeu quase 100 mil inscrições nos cursos e emitiu mais de 24 mil certificados de conclusão. No total, mais de 378 mil alunos estão cadastrados na escola.