Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Estudantes dos Anos Finais do Fundamental valorizam o bem-estar e saúde mental, diz pesquisa


O Dia Nacional da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, reforça a importância de investir em educação emocional e ambientes escolares mais acolhedores para assegurar o desenvolvimento de forma integral. Uma etapa essencial nesse processo de qualificar o clima escolar é escutar quem está vivenciando diariamente cada etapa de aprendizagem: os estudantes. 

O Relatório Nacional da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, elaborado pelo MEC (Ministério da Educação) com apoio técnico do Itaú Social, reuniu as percepções de quase 2,3 milhões de adolescentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

O documento apontou que quatro em cada dez alunos dessa etapa acreditam que esportes e bem-estar farão com que se desenvolvam para a vida. Outro destaque é que, entre os mais velhos, aumenta o interesse por conteúdos de autoconhecimento, autocuidado e saúde mental, representando 28% dos estudantes do 8º e 9º ano. 

ℹ️ Conheça abordagens pedagógicas que estimulam habilidades socioemocionais dos estudantes

Os adolescentes também destacam a importância de fortalecer o acolhimento e o diálogo sobre violências, como o bullying e o racismo, para tornar a convivência mais saudável e respeitosa. Nas escolas com mais estudantes negros, 22% querem aprender sobre direitos, combate a preconceitos e discriminação, enquanto nas unidades com mais alunos brancos e amarelos, 18% acreditam que esses conteúdos são importantes para se desenvolver para a vida.

Os dados demonstram que múltiplas experiências vividas na adolescência no Brasil não se encaixam em um único modelo escolar, sendo necessário ampliar o grau de conhecimento dos educadores sobre a promoção da saúde mental e prevenção de transtornos.

ℹ️ Novo curso tem como foco a conexão entre Educação Integral e Assistência Social

No cenário mundial, dados divulgados em setembro deste ano pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mostram que as condições de saúde mental continuam em estado de alerta, com mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vivendo com algum transtorno mental.

Formação
A Escola Fundação Itaú oferece o curso gratuito “Ame Sua Mente na Escola” para professores e gestores escolares ampliarem o conhecimento sobre a promoção em saúde mental, prevenção de transtornos, estratégias de manejo e redução do estigma junto a adolescentes. A formação é certificada e possui três módulos, distribuídos na carga horária de onze horas.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.