Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Está no ar o relatório anual de 2023 da Fundação Itaú

O documento apresenta o desempenho transversal da instituição. No âmbito do Itaú Social, destaca as ações focadas na pré-escola e Anos Finais do Ensino Fundamental


A Fundação Itaú, formada pelos pilares Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho e Itaú Cultural, divulgou o balanço de sua atuação no ano passado. O relatório mostra o desempenho transversal da instituição, englobando as artes, o ensino e a tecnologia com o propósito de fomentar a transformação social.

ℹ️ Confira o relatório anual de 2023 da Fundação Itaú

O ano de 2023 foi particularmente marcante para o Itaú Social, que alinhou seu modelo de atuação aos gargalos da educação básica. O reposicionamento priorizou os períodos de transições escolares: a pré-escola, últimos dois anos da Educação Infantil; e os Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano).

“A atenção foi dedicada especialmente a essas etapas de transição na educação básica, que historicamente recebem pouca ou nenhuma atenção das políticas públicas, devido aos inúmeros desafios que o estudante enfrenta. São momentos críticos da trajetória educacional, que marcam as experiências e o futuro de milhões de crianças e adolescentes”, explica a superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes.

ℹ️ Notas técnicas analisam a aprendizagem na Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Outro importante foco de atuação do Itaú Social foi a ampliação das parcerias com o poder público nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal. Em geral, os projetos ofereceram apoio técnico, acompanhamento e colaboração nas etapas de idealização, implementação e avaliação de políticas e programas nas redes públicas de ensino.

O direito ao acesso da educação também foi uma das bandeiras do Itaú Social, estimulando a ampliação da oportunidade de ensino dentro e fora do ambiente escolar. A principal estratégia utilizada foi a de mobilizar recursos financeiros para 55 projetos educacionais por meio do Edital FIA (Fundos da Infância e da Adolescência), que resultou na destinação de R$ 24,5 milhões às iniciativas selecionadas pelos CMDCAs (Conselhos Municipais da Criança e Adolescente).

Também foi em 2023 que o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, alcançou a marca de 200 mil cadastros, chegando ao final do ano com 232 mil inscritos, distribuídos em 5.018 municípios, abrangendo quase todo o país.

Confira o desempenho de algumas das ações do Itaú Social em 2023:

  • 2,5 milhões de estudantes beneficiados diretamente;
  • 5,9 milhões de estudantes beneficiados indiretamente;
  • 98 mil turmas de educação básica apoiadas;
  • 90 secretarias municipais de Educação apoiadas;
  • 113 mil participantes de ações formativas;
  • R$ 24,5 milhões de recursos mobilizados para apoiar organizações da sociedade civil.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.